Educação Ambiental

NÚCLEO DE GESTÃO INTEGRADA APARADOS DA SERRA GERAL LANÇA MATERIAIS EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL

 67900302 2423277081064782 3776113574238224384 o


O NGI Aparados da Serra Geral produziu diversos materiais digitais e impressos para serem usados em ações educativas com visitantes dos Parques, especialmente estudantes do Ensino Fundamental e Médio.

O Projeto Guarda-Parque Mirim veio para demonstrar a importância da conservação das áreas protegidas pelos Parques Nacionais de Aparados da Serra e da Serra Geral e o papel do jovem  na multiplicação desssa ideia.
Com uma série de materiais que despertam o interesse pelas paisagens, pela geologia e pela biodiversidade da região, com ênfase nos Parques, o Projeto vai trabalhar principalmente no contexto escolar. Os estudantes irão ver conteúdos relacionados a esses temas e participarão de saídas de campo para melhor se apropriarem desses processos.

Isso faz parte da formação dos Guardas-Parques Mirins. A cada etapa do projeto, os estudantes irão vivenciar os conteúdos e as atividades propostas, que os conduzirão ao despertar do senso crítico e de uma atitude protetora em relação à natureza.

São cadernos de atividades, histórias em quadrinhos, jogos de quebra-cabeça, jogos da memória e outros materiais que promovem a leitura, a compreensão de texto, a capacidade de interrelacionar elementos, e o desenvolvimento de  habilidades voltadas para o entendimento do mundo natural, o conhecimento de espécies da fauna e da flora, a ecologia da paisagem e a geologia da região.

Caderno de Atividades

Jogo "Quem sou eu"

Jogo da Memória

Jogo "Conhecendo os Parques Nacionais"