ESCLARECIMENTOS SOBRE O MINAS CONSCIENTE

ESCLARECIMENTOS SOBRE O MINAS CONSCIENTE

De acordo com a recomendação do Comitê Extraordinário Covid-19, que se reuniu no dia 03/06/2021, o Governo de Minas Gerais decidiu que algumas macrorregiões do estado deveriam adotar medidas ainda mais restritivas. As macrorregiões do Triângulo do Sul, Sul, Oeste, Leste do Sul e Centro Sul – que já estavam na onda vermelha - foram consideradas em cenários epidemiológico e assistencial desfavoráveis, o que apontava para um momento crítico da pandemia. Nas reuniões de 11/06, 18/06 e 25/06 pouca coisa mudou em relação a esses cenários.

Cenários assistencial e epidemiológico desfavoráveis
A classificação de uma macrorregião nestes cenários é feita a partir de metodologia proposta pela Sala de Situação da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), em que os territórios em onda vermelha passam por análise ainda mais minuciosa dos indicadores Incidência e Espera por Atendimento, para identificar as tendências de piora na transmissão da doença e na ocupação de leitos e possíveis filas.

Incidência e Espera por Atendimento
A combinação dos indicadores Incidência e Espera por Atendimento resulta na classificação dos cenários, que podem variar: Epidemiológico Desfavorável, Assistencial Desfavorável ou Assistencial e Epidemiológico Desfavorável. Em todos eles, passam a vigorar as seguintes medidas:

- Proibição de eventos, de atrativos culturais e naturais;
- Proibição de academias, clubes e salões de beleza (medida revogada na reunião de 11/06/2021);
- Alimentação em Bares e Restaurantes - limitados até 19h; após este horário, apenas delivery, sem retirada em balcão.

Na última reunião do Comitê Extraordinário Covid-19 (24/06/2021), tanto macro (Leste do Sul) quanto micro região onde está inserida a portaria de Alto Caparaó encontram-se na Onda Vermelha com o Cenário Desfavorável Epidemiológico e Assistencial. Conforme exposto, nesse cenário ficam proibidos os atrativos naturais e portanto, unidades de conservação localizadas nessas macrorregiões devem permanecer fechadas à visitação.