Grupo de Trabalho conclui proposta de renovação do Conselho Consultivo


Constituído no âmbito do Conselho especificamente para este fim, o Grupo de trabalho de Renovação do Conselho Consultivo do Parque Nacional do Caparaó concluiu a proposta de nova composição do Conselho que atuará no ciclo de gestão 2014/2016. A Oficina para a construção da proposta de nova composição do CONPARNA aconteceu no dia 17 de Junho, no Centro de Visitantes em Pedra Menina e contou com a representação de 10 instituições com assento no Conselho.

A oficina foi conduzida com a utilização de métodos e ferramentas de facilitação à participação e ao diálogo, visando propiciar a reflexão crítica sobre a gestão do CONPARNA e a identificação das oportunidades de melhoria visando subsidiar a construção coletiva e consensual da proposta de nova composição, ciclo de gestão 2014/16.

Para o gestor da Unidade de Conservação, Anderson Nascimento, a oficina foi um marco importante no fortalecimento da participação das instituições na condução dos trabalhos do Conselho e considera que o consenso alcançado na formulação da nova composição foi possível pela forma e qualidade da participação dos conselheiros, que demonstraram experiência e conhecimento sobre as necessidades atuais da Unidade de Conservação.

Ao longo da oficina, as discussões e proposições do GT consideraram, entre outros aspectos, a necessidade assegurar a representação de todos os seguimentos interessados na gestão da UC, a necessidade de substituição de instituições com pouca ou nenhuma efetividade de participação no conselho, considerando ainda seus objetivos institucionais e a interface dos mesmos com a gestão do Parque e suas necessidades atuais. A necessidade de diminuir as distorções de paridade e representatividade dos segmentos, de fortalecer a participação das representações da sociedade civil e população do entorno e incluir Prefeituras do entorno capixaba que ainda não estão no conselho.
“Foi bastante enfatizada a necessidade de observação de parâmetros normativos, legais e gerenciais para o funcionamento harmônico e produtivo do conselho, bem com a necessidade de fortalecimento da participação dos seguimentos interessados na gestão, de forma que no próximo ciclo de gestão o Conselho possa alcançar um novo patamar de efetividade na gestão e construir uma agenda positiva de trabalho, a partir do planejamento estratégico e capacitação dos Conselheiros” destaca o gestor Anderson Nascimento

Instituído pela Portaria IBAMA N° 67 de 19de Abril de 2002 e alterado pela Portaria ICMBio N° 122 de 07 de Dezembro de 2010, o conselho passará por sua terceira estruturação desde sua formação. A nova composição do Conselho será apresentada e validada na próxima reunião ordinária marcada para o dia 21 de agosto, na qual também se iniciarão os trabalhos para o planejamento e capacitação do Conselho.

 

PNCaparaó