Nosso parque limpo


O Parque Nacional do Caparaó está desenvolvendo com o apoio da comunidade do entorno da Unidade de Conservação a ação coletiva “Nosso Parque Limpo” com o objetivo de reduzir o lixo gerado nos acampamentos, trilhas e atrativos do Parque, melhorar o nível de informação e sensibilizar nosso visitante sobre a importância de uma conduta responsável e ambientalmente educada para a proteção e limpeza da Unidade de Conservação.

Segundo o gestor da Unidade de Conservação, o Analista Ambiental e Engenheiro Florestal, Anderson Nascimento, “a grande maioria do lixo gerado no interior da Unidade é proveniente da visitação, sendo que atualmente o Parque vem enfrentando sérios problemas de poluição gerados pela deposição indevida de grande quantidade de lixo nas áreas de acampamento, trilhas e atrativos, principalmente nos finais de semana e feriados da alta temporada, fato que vem comprometendo os objetivos de conservação desta importante Unidade.”

Na busca de soluções para este sério problema o Parque Nacional do Caparaó está realizando com apoio da comunidade e parceiros locais, diversas atividades nos finais de semana de grande visitação na UC.

A ação teve início no dia 12 de Julho com a realização de diversas atividades no lado mineiro da Unidade de Conservação, pela portaria de Alto Caparaó-MG, onde com o apoio da Comunidade, Guarda Mirim e Policia Ambiental de Alto Caparaó, foi realizada uma blitz ambiental, com fixação faixas e distribuição de panfletos no portal da cidade de Alto Caparaó e na portaria do Parque. Aconteceram diversas palestras educativas para visitantes e colaboradores no Centro de Visitantes, mutirão de limpeza em trilhas e atrativos e abordagem educativa com a colaboração do grupo de escoteiros do município de Espera Feliz e a Limpeza da trilha e do acampamento do Terreirão, com o apoio do Grupo de Jovens de Alto Caparaó.

No último dia 02 de agosto foi a vez da comunidade do entorno capixaba do Parque participar e deixar mais alegre o dia em Pedra Menina. Com crianças, jovens e parceiros da gestão participando de um simbólico esforço coletivo que deixou muito bem registrada nossa preocupação com o problema do lixo depositado indevidamente no interior da UC. A ação foi realizada com o apoio das prefeituras de Dores do Rio Preto - ES e Espera Feliz – MG, empresários e parceiros locais Parque Nacional do Caparaó.
As ações seguirão até o final da temporada que vai até Setembro. Quem quiser apoiar e participar desta idéia, é só entrar em contato com a administração do Parque, no email O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..">O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..