destaque veadeiros

Atrativos

Os visitantes podem percorrer quatro trilhas para chegar aos atrativos do Parque Nacional: Travessia das Sete Quedas, Trilha dos Saltos, Carrossel e Corredeiras, Trilha dos Cânions e Cariocas e Trilha da Seriema. Veja abaixo as informações sobre cada uma delas (extensão, duração estimada, nível de dificuldade e descrição):

 

ATENÇÃO:

 

A TRAVESSIA DAS SETE QUEDAS É ABERTA NA ESTAÇÃO SECA: DE JUNHO A NOVEMBRO


O sistema para a reserva e pagamento do(s) pernoite(s) na área de acampamento da Travessia das Sete Quedas está disponível na página da concessionária Sociparques, no endereço: https://sociparques.com.br/.

Dúvidas e maiores informações entre em contato com a concessionária Sociparques: (62) 99642-9828.

 

Extensão aproximada: 23,5 km 

Duração estimada: A Travessia pode ser percorrida em apenas um dia e sem pernoite ou em 2 ou 3 dias, com possibilidade de permanência de 1 ou 2 noites na área de acampamento das Sete Quedas.

Nível de dificuldade: Pesada

Sinalização: setas laranjas

No início do percurso, o visitante deve seguir as setas vermelhas por 3 km e seguir a bifurcação à direita para a Travessia das Sete Quedas. A partir dali, as setas são na cor laranja. Chegando ao Cânion 1, há uma placa indicando o início da Travessia. A paisagem possui diversas fisionomias, como campos rupestres, veredas, além do cerrado strictu sensu até a primeira passagem do Rio Preto, onde deverá cruzar a diagonal formada pelos dois postes laranja, um em cada lado da margem. Até ali, o visitante percorreu 10 km. Após atravessar o rio, o visitante irá percorrer mais 7 km por uma trilha histórica da época do garimpo, conhecida como Fiandeiras, passando por campos sujos e limpos e adentrando pelo cerrado rupestre até chegar ao acampamento das Sete Quedas, próximo ao Rio Preto, com água de boa qualidade e capacidade para 30 visitantes por noite. Existe um banheiro seco localizado a 100 metros da área de camping. Siga a sinalização para encontrar o banheiro e as instruções para uso disponíveis no interior. O Parque não fornece papel higiênico, álcool em gel e outros produtos de higiene.

A partir da área de acampamento, a trilha continua margeando o Rio Preto pelas pedras por cerca de 500 metros e o visitante deverá ficar atento às setas laranjas que apontarão para o poste também laranja do outro lado do rio, indicando o melhor ponto da segunda passagem do Rio Preto. Depois, a trilha continua por pouco mais de 6 km pelo cerrado rupestre, passando pela torre da Mata Funda e finalizando na rodovia GO-239.

O Cânion I fica aberto à visitação apenas durante a temporada das Sete Quedas, mas neste período todos os visitantes do PArque Nacional podem visitá-lo.

ATENÇÃO: a travessia termina na beira da rodovia GO-239 a cerca de 12 km de São Jorge e 24 km de Alto Paraíso. Portanto, o visitante deverá contratar por conta própria o serviço de traslado.

 

***RECOMENDAMOS A CONTRATAÇÃO DE UM CONDUTOR DE VISITANTES***

 

O PARQUE NACIONAL DA CHAPADA DOS VEADEIROS/ICMBio NÃO SE RESPONSABILIZA PELA QUALIDADE DOS SERVIÇOS PRESTADOS PELAS OPERADORAS E CONDUTORES DE VISITANTES.

 

Guia de Bolso com mapa

Termo de Conhecimento de Riscos e Normas

Extensão aproximada: 11 km ida e volta

Duração estimada: 4h - 8h, conforme o tempo que o visitante permanecer nos atrativos

Nível de dificuldade: Moderada Superior

  • Saltos + Carrossel + Corredeiras: Moderada Superior
  • Só Corredeiras (6 km): Moderada

 

Sinalização: setas amarelas

O percurso é feito na maior parte do tempo em terreno acidentado e bastante pedregoso. Na ida, inclui a passagem pelo local conhecido como Garimpo, considerado o maior garimpo de cristal de quartzo da região quando estava em atividade (1912 a 1961). Nesta área do Parque são avistadas lindas veredas e tem-se uma bela noção do verdadeiro esplendor da Chapada dos Veadeiros. Depois de aproximadamente 4 km de caminhada, chega-se ao Mirante do Salto do Rio Preto (Salto de 120 m), ponto alto do percurso, de onde se vê a queda d’água, cenário de perder o fôlego. A 800 metros dali está a Cachoeira do Garimpão (Salto de 80m), onde é possível tomar banho no rio, em área limitada devido ao nível da água. 

Depois de uma subida bastante íngreme de cerca de 800 metros, que pode ser bastante cansativa, chega-se à bifurcação que indica a trilha até o mirante e poço do Carrossel. O poço do Carrosel somente fica aberto na época de seca, geralmente de junho a novembro.

As Corredeiras do Rio Preto é ótimo local para tomar banho de rio, nas hidromassagens formadas em suas pequenas quedas. Há uma trilha suspensa de 230 metros para as Corredeiras com acessibilidade para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, desde o estacionamento na estrada de serviço do Parque. A caminhada final de retorno até o Centro de Visitantes tem mais 3 km, portanto, é preciso ficar atento com o horário de fechamento do Parque, às 18h.

A concessionária Sociparques oferece o serviço de transporte interno, desde o centro de visitantes do Parque Nacional, até as Corredeiras e o início da descida da trilha para os Saltos do Rio Preto. Maiores informações no endereço: https://sociparques.com.br/

Extensão aproximada: 11 km ida e volta

Duração estimada: 4h – 8h, conforme o tempo que o visitante permanecer nos atrativos

Nível de dificuldade: Moderada

Sinalização: setas vermelhas

O percurso é feito em trilha pedregosa, plana e sem muitos aclives, passando por lugares com sombra, bicas com água e paisagens belíssimas. Após cerca de 5 km de caminhada, chega-se a uma bifurcação. Seguindo à esquerda mais 1 km, o caminho leva à Cachoeira das Cariocas. À direita, por cerca de 800m, está o Cânion II.

Na Cachoeira das Cariocas o Rio Preto se divide em duas quedas. A descida até o poço é íngreme e requer atenção redobrada. Lembre-se: não se arrisque sem necessidade e se não estiver seguro. Voltando pelo mesmo caminho em meia hora de caminhada o visitante chegará ao Cânion II, por onde se atravessa blocos de pedra até chegar a um grande poço para banho. Na época das chuvas, somente um pequeno trecho do poço é utilizado, devido à forte correnteza do Rio Preto. 

A caminhada final de retorno até o Centro de Visitantes tem cerca de 3,5 km de extensão.

Extensão aproximada: 800m ida e volta

Duração estimada: 1h30

Nível de dificuldade: Leve

Sinalização: setas azuis 

O percurso ocorre em terreno plano e bem marcado até chegar no córrego Preguiça, onde é possível tomar banho na época das chuvas. Esta trilha é recomendada para pessoas com dificuldade de locomoção, como idosos, grávidas e crianças.

No dia 31/03/2022 foram iniciadas as atividades no período noturno nas trilhas do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, na área de visitação em São Jorge.

Com isso, o PNCV dá mais um passo em seus objetivos de diversificar as experiências oferecidas aos visitantes e contribuir com o desenvolvimento socioambiental da região.

A visitação nesse período ocorrerá com grupos de no máximo seis visitantes, acompanhados por condutor credenciado no PNCV.

Os procedimentos operacionais estão definidos no Protocolo Operacional da Visitação nº 01/2022 (disponível no endereço abaixo) o qual recomendamos que todos os condutores e visitantes leiam.

Destacamos alguns pontos importantes:

- A visitação ocorrerá apenas nas noites de quinta a sábado e nos roteiros: Saltos, Carrossel e Corredeiras; e Seriema, sendo que não é recomendado o banho de rio nesse período de visitação;

- O condutor e todos os visitantes deverão ter sua própria lanterna. Não serão aceitas lanternas de telefones celulares;

- A entrada dos grupos ocorrerá entre 20h e 6h, com saída obrigatória até às 18h, não sendo permitido acampar ou entrar com barracas nesse período;

- A bilheteria e o Centro de Visitantes estarão fechados nesses horários e os ingressos deverão ser adquiridos de forma antecipada.

Outros dias, horários e roteiros serão implementados no futuro, o que será amplamente divulgado.

Qualquer dúvida sobre os procedimentos operacionais, a equipe do Parque Nacional fica à disposição por meio do whatsapp: 62 34551114 ou O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..

Dúvidas em relação à venda antecipada de ingressos, entrar em contato com a concessionária Sociparques por meio do whatsapp: 62 996429828 ou O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..

 

 

Protocolo Operacional da Visitação nº 1/2022 - PNCV