Sobre o Parque Nacional

O Parque Nacional da Chapada dos Guimarães é uma unidade de conservação criada pelo governo federal no ano de 1989 com o objetivo de proteger amostras o cerrado brasileiro, a beleza cênica da região, seus atributos geológicos e o patrimônio arqueológico ali existente, além de proporcionar oportunidades de visitação controlada, pesquisa e educação ambiental. O parque abrange diversos ambientes, com formações campestres, savânicas e florestais, bem como ambientes frágeis de nascentes, com extensas veredas, responsáveis por grande parte da conservação das águas das bacias dos rios Coxipó, que abastecem a região metropolitana de Cuiabá com água potável para a população. Além disso, o parque abriga espécies da fauna e da flora ameaçados de extinção. O parque nacional está situado no estado de Mato Grosso, entre os municípios de Chapada dos Guimarães e Cuiabá, com respectivamente 65 e 35% da área localizada em cada um destes municípios.

A preocupação com a preservação da área hoje ocupada pelo Parque Nacional da Chapada dos Guimarães remonta ao início do século passado, quando o vice-presidente do estado de Mato Grosso, Coronel Pedro Celestino Corrêa da Costa decretou a utilidade pública da área, tornando as terras devolutas da encosta da serra da Chapada, desde sua base até 2 km a partir do planalto, não alienáveis a nenhum título (Decreto no 262/10). Essa preocupação foi motivada pela devastação da vegetação das cabeceiras dos rios Coxipó-Açu, Manso e Cuiabá, com consequente comprometimento da navegação.

Na década de 1970, surgiram novas proposições para proteção da área. Foi sugerida a criação de uma reserva biológica, sobretudo pela grande diversidade de flora e fauna do local. Em 1976, o Conselho Nacional de Turismo declarou um polígono irregular de 30.000 ha como zona prioritária de interesse turístico (Resolução CNTur no 819/76) e, no ano seguinte, Garcia Neto, governador do Mato Grosso, declarou a área como de utilidade pública para fins de desapropriação (Decreto no 882/77).

Na década de 80, o governador Frederico Campos desapropriou áreas já utilizadas como ponto turístico, com intenção de concretizar a vocação turística da região: Mutuca (Decreto no 662/80), Cachoeirinha (Decreto no 663/80), Salgadeira (Decreto no 664/80) e Rio Claro (Decreto no 648/80).

Em 1984, foi criado o Terminal Turístico da Salgadeira e foi proposta a criação do Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, através do Projeto de Lei Federal no 4.405. O objetivo da proposta era a proteção do Morro do São Jerônimo, Morro do Cambambe, Cidade de Pedra, Cachoeira Véu de Noiva, Vale da Salgadeira, Rio Claro, Rio Mutuca, entre outras localidades, em especial, as cabeceiras dos rios.

Em 1986, a sociedade civil desenvolveu uma campanha nacional pela criação do Parque, que obteve êxito em 12 de abril de 1989, com a assinatura do Decreto Lei no 97.656, que criou o Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, abrangendo 32.630 ha, com objetivo de proteger amostras significativas dos ecossistemas locais, assegurando a preservação dos recursos naturais e dos sítios arqueológicos existentes e proporcionando uso adequado para visitação, educação e pesquisa.