Conselho consultivo

O Conselho Consultivo do parque foi criado em fevereiro de 2008 e atualmente, de acordo com a PORTARIA nº 786, de 18 de dezembro de 2019, é composto pelos setores: I) Poder Público, II) Usuários do Território e Sociedade Civil Organizada e III) Ensino Pesquisa e Extensão.

Trata-se de uma instância de participação social, com reuniões anuais ordinárias. O conselho acompanha as principais atividades do parque nacional, orientando o planejamento das atividades e definindo prioridades de atuação.

Como uma das principais instâncias de participação social na gestão de áreas protegidas no Brasil, os conselhos de unidades de conservação incluem diferentes representantes de setores estatais e da sociedade civil, baseados na atuação das instituições no território de influência das unidades de conservação. O conselho consultivo do Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, portanto, conta com a participação de representantes das comunidades do entorno, associações de classe, representantes de órgãos públicos e setores empresariais que acompanham as atividades do parque nacional. O conselho se reúne ordinariamente a cada 3 meses e conta com câmaras temáticas de discussão e grupos de trabalho que analisam e subsidiam a gestão do parque em áreas específicas, como a visitação.

Para conhecer mais o Conselho do Parque, acesse aqui uma Linha do Tempo.