Agendamento de visitas escolares

A realização de atividades de visitação com objetivos educacionais é uma das possibilidades de ações didáticas a serem realizadas no Parque Nacional da Chapada dos Guimarães. Trata-se de uma oportunidade para a realização de atividades em que o planejamento, a execução e o monitoramento da atividade são estruturados de modo a atingir objetivos educacionais cognitivos, comportamentais e/ou atitudinais propostos e visam a possibilitar ao visitante uma maior compreensão de conteúdos relacionados às unidades de conservação. As atividades didáticas nas unidades de conservação são regulamentadas pela Instrução Normativa 12/2020 do ICMBio.

Para realizar a atividade, solicita-se o envio de formulário para solicitação de atividade didática, a ser preenchido e encaminhado ao parque nacional com no máximo um dia útil com antecedência à visita, indicando as atividades de interesse a serem realizadas.

A responsabilidade pela segurança e acompanhamento dos estudantes é da escola e seus responsáveis.

O parque nacional não atende atividades didáticas aos finais de semana ou feriados.

Ao se deslocar ao parque nacional, leve em consideração o tempo de deslocamento até a unidade de conservação, a previsão do clima local, possíveis pontos de apoio ao longo de seu trajeto e os horários de entrada no parque.

Recomenda-se que os participantes da atividade estejam preparados para caminhadas longas e para lidar com variações do clima local, atendendo as mesmas recomendações dadas aos demais visitantes, que podem ser lidas na seção guia do visitante no site.

Apenas são recebidas escolas com agendamento prévio. O formulário para agendamento pode ser baixado aqui.