Autorizações de pesquisa

A pesquisa e unidades de conservação é uma atividade desejada e estimulada. O parque conta com uma lista de pesquisas prioritárias. Contudo, para a realização das pesquisas, é necessário que o pesquisador submeta uma solicitação de pesquisa ao ICMBio através do Sistema de Autorização e Informação em Biodiversidade (SISBio) [LINK]. O procedimento de análise tem prazos definidas na Instrução Normativa 03/2014 do ICMBio. Ao final do processo, o pesquisador recebe sua autorização em meio digital, a qual deve acompanhar os trabalhos de campo durante toda a pesquisa, estando relacionadas todas as pessoas que compõem a equipe de pesquisa.

Além da autorização, os pesquisadores devem agendar previamente a realização das atividades junto à equipe do parque nacional.

O parque não conta com alojamentos para pesquisadores. A cidade de Chapada dos Guimarães fica localizada a 12 quilômetros do parque nacional e conta com uma estrutura de hospedagem que pode atender à necessidade de equipes de pesquisa. Recomenda-se o agendamento antecipado, especialmente para atividades realizadas em datas de feriados prolongados, finais de semana e outras datas comemorativas.

Para maiores informações, entrar em contato no PNCG através do e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..