Um paraíso de biodiversidade

     Carregando o misticismo da onça-pintada e a ancestralidade das samambaias, o Parque Nacional do Iguaçu é hoje moradia para mais de 2 mil espécies de plantas e animais.

     Um dos últimos e mais importantes remanescentes de Mata Atlântica a resistir o desmatamento, hoje o Parque Nacional do Iguaçu compõe, juntamente ao Parque Nacional Iguazú, na Argentina, o mais importante contínuo biológico do Centro-Sul da América do Sul. Ao longo de toda a extensão do contínuo, cerca de 244 mil hectares de floresta protegida, encontram-se mais de 2 mil espécies de plantas e animais, muitas delas endêmicas da região (organismos que são encontrados exclusivamente nesse local), algumas até ameaçadas de extinção, que encontram na conservação da Unidade o conforto para que possam continuar existindo.

     A região da tríplice fronteira engloba uma política trinacional de manutenção e conservação de um dos mais diversos ecossistemas neotropicais. A presença de grandes predadores, como a onça-pintada, símbolo do Parque, indicam que o ambiente se mantém saudável e equilibrado, abrigando organismos que fazem parte de todos os níveis da cadeia alimentar.