Serviços ecossistêmicos

     Serviços ecossistêmicos são benefícios que são obtidos, direta ou indiretamente da natureza. O Parque Nacional do Iguaçu, ao proteger porções significativas de ecossistemas florestais e aquáticos, proporciona os seguintes serviços ecossistêmicos:

· Serviços de regulação, ou seja, benefícios obtidos a partir de processos naturais que regulam as condições ambientais, representados pela fixação de carbono e produção de biomassa, manutenção de habitats de reprodução, regulação do ciclo hidrológico, dispersão de sementes e propágulos.

     Quanto aos serviços de regulação, Doubrawa et al. (2014) avaliou a dinâmica na cobertura florestal e dos estoques de carbono na bacia do Rio Iguaçu, entre os anos de 2000 e 2010, estimando assim a variação da quantidade de carbono estocada na vegetação florestal. Foi verificado aumento na produção de biomassa e no sequestro de carbono, indicando que a vegetação da bacia, principalmente na região do Parque Nacional do Iguaçu, está contribuindo positivamente para a diminuição da concentração de CO2 na atmosfera, e consequentemente os resultados negativos do efeito estufa.

· Serviços de suporte, ou seja, aqueles que contribuem para a produção de outros serviços ecossistêmicos, como manutenção da diversidade biológica e genética de espécies (importância dos ecossistemas em fornecer abrigo, alimentação e habitats para as espécies), manutenção do balanço ecológico e processos evolutivos.

     Em relação aos serviços de suporte, cerca de 200 pesquisas enfocam a diversidade do parque, com destaque para o levantamento da flora, aves, peixes e mamíferos, além de estudos ecológicos. Os estudos evidenciam a importância do parque para a manutenção da diversidade biológica e genética. Destaca-se o trabalho de Ribeiro et al. (2009), amplo estudo sobre a distribuição da mata atlântica, em que indicam ser o Parque Nacional do Iguaçu um dos únicos remanescentes no Brasil que abrigam áreas core, aquelas que podem abrigar determinadas espécies da fauna e flora e processos ecológicos importantes, justamente pelo seu tamanho e integridade estrutural.

    O trabalho de Salamuni et al. (2002) destaca um importante serviço ecossistêmico de suporte ao verificar que as características naturais do rio Iguaçu permitem estabelecê-lo como um dos principais agentes modeladores e mantenedores da paisagem da região, como também o delicado equilíbrio dinâmico existente no trecho que margeia o PNI, que permite a formação de microambientes físicos e o desenvolvimento de núcleos biológicos particulares e de grande biodiversidade.

· Serviços de provisão, ou seja, os produtos obtidos dos ecossistemas como por exemplo, alimentos, água doce, fibras, produtos químicos, madeira, entre outros. Destaca-se, porém, que a legislação não permite explorar essa vertente em Parques Nacionais.

     Segundo Salamuni et al. (2002), o PNI fornece o serviço ecossistêmico de provisão, uma vez que a região compreendida pelo Parque está inserida em uma das maiores e mais importantes reservas mundiais de água subterrânea, principalmente no que concerne à Formação Botucatu (Aqüífero Guarany). Este aquífero é responsável pelo abastecimento de um grande número de comunidades do entorno do PNI.

· Serviços culturais, por possibilitar o uso educacional, de pesquisa e turístico de sua área.

     Os serviços ecossistêmicos culturais providos pelo parque são bem retratados pelo título de sítio do patrimônio natural mundial da Unesco, e da premiação como uma das sete maravilhas da natureza, tendo a beleza cênica das Cataratas. O valor estético é notado a partir do sentimento de bem-estar, paz, tranquilidade e maravilhamento das pessoas perante alguns atributos do parque, tanto naturais quanto culturais (Kropf, 2014; Kropf et al. 2011).

     Também se enquadram como serviços culturais o provimento de serviços educacionais, com destaque para a efetividade das ações lideradas pela Escola Parque na região (Barbado, 2008; Bar, 2009; Borba, 2017; Borba et al. 2017 e a contribuição para o provimento de informações científicas, retratado pela produção científica realizada no e sobre o parque.