COMO REALIZAR VISITAS ACADÊMICAS NO PARQUE NACIONAL DO IGUAÇU

     Você é docente do ensino superior e deseja realizar atividades didáticas, com suas turmas, no Parque Nacional do Iguaçu? Se sua resposta for sim, leia atentamente esta informação até o final.

      O Parque Nacional do Iguaçu é um espaço educador por excelência, pois um dos seus recursos e valores fundamentais é ser "referência em educação ambiental e espaço para geração de conhecimento", conforme definido em seu Plano de Manejo(2018). A partir de provocações que surjam no próprio cotidiano acadêmico-institucional, torna-se possível aproximar conteúdos com o contexto da Unidade de Conservação e levar para a sala de aula experiências vividas.

     As visitas acadêmicas ou técnicas com objetivo educacional realizadas em Unidade de Conservação são consideradas "atividades com finalidade didática no âmbito do ensino superior". Assim, estas atividades devem ser solicitadas por meio do Sisbio (Sistema de Autorização e Informação em Biodiversidade), conforme Instrução Normativa ICMBio n° 03/2014. Tendo sido autorizadas, serão isentas do pagamento de ingressos nos termos da Portaria MMA nº 256/2020.

    Para ilustrar, elencamos alguns exemplos de atividades com finalidade didática no âmbito do ensino superior: aulas de campo para observação de paisagens, construções históricas, sítios arqueológicos, itinerários com captação de imagens e sons, aulas práticas com/sem coleta de material biológico ou geológico, entrevistas com visitantes, colaboradores, gestores e técnicos sobre temas específicos, etc.

 

     Agora vamos explicar, passo a passo, como solicitar a "Autorização Sisbio" e, posteriormente, agendar as atividades didáticas no Parque Nacional do Iguaçu:

     1º PASSO - OBTER AUTORIZAÇÃO SISBIO:

     Para solicitar autorização, faz-se necessário cadastro e submissão do pedido via Sisbio. Atenção: o prazo para análise e emissão da autorização é de até 45 dias úteis (ou 60 dias corridos) e, depois, ainda será necessário agendar a visita com a equipe do Parque. Acesse o Sisbio neste link: https://sicae.sisicmbio.icmbio.gov.br/usuario-externo/login.

    O formulário pode te dar uma impressão inicial de que se aplica somente para autorização de atividades de pesquisa, mas vai além disso! Selecionamos dicas para ajudar você em alguns campos do formulário:

  • Tipo de solicitação: escolher "Autorização para atividades com finalidade didática no âmbito do ensino superior"
  • Atividades: marcar somente o que for realizar, sugestões: em "Observação e gravação de imagem e som de táxon" marcar "Dentro de UC Federal", pois sempre há uso de câmeras e celulares para captação de imagens/vídeos/sons; caso haja somente levantamento de informações com entrevistas/observação ou participação em debate, marque "Dentro de UC Federal" em "Pesquisa sem coleta/captura de material biológico" ou em "Pesquisa socioambiental", com a qual sua disciplina ou tema em desenvolvimento tiver maior afinidade.
  • Táxons, Táxons X Atividades, Material e Métodos: não precisa preencher ou marcar se a atividade não envolver coleta de material biótico ou abiótico para experimentos ou coleções. 
  • Anexos: fazer upload do(s) documento(s) mais pertinentes em relação à(s) atividade(s): projeto pedagógico/projeto de extensão/plano de curso/ementa da disciplina/plano de aula.
  • Destino do material: não preencher se não houver intenção de coletar material.
  • Dados básicos: esta é a parte mais importante para a nossa análise de pertinência como atividade didática; preencha com atenção e carinho: -ementa, -materiais e métodos de ensino que serão utilizados, -resultados esperados e -referências bibliográficas.
  • Cadastrar membro da equipe: todos os docentes e/ou pesquisadores responsáveis pela atividade devem estar cadastrados no sistema e listados como membros da equipe. A lista de estudantes e auxiliares deve ser encaminhada depois da aprovação do pedido, por e-mail.
  • Cronograma de atividades: conforme seu planejamento indicar períodos ou especificar datas com as atividades correspondentes.
  • Submeter: só clique em submeter quando tiver concluído todo o formulário; você pode salvar cada etapa e continuar depois; antes de concluir, verifique o extrato da solicitação e estando tudo ok, clique em Submeter.

     2º PASSO - SOLICITAR AGENDAMENTO:

     Após obtenção da autorização pelo Sisbio (acompanhe no sistema ou aguarde a notificação por e-mail), encaminhe um e-mail para a nossa Área de Pesquisa solicitando o agendamento da(s) atividade(s) no Parque: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. - com 10 dias de antecedência, no mínimo, contendo:

  •  Nº da autorização Sisbio, datas, horários, locais específicos, nº de participantes e contatos dos responsáveis.
  •  Anexar lista com todos os participantes: professores, estudantes e monitores, com nomes completos e RG.
  •  Aguarde a resposta por e-mail em até 5 dias.

     Já tem a Autorização Sisbio, mas ainda tem dúvidas sobre o agendamento ou precisa de mais informações para organizar a logística da atividade? Ligue (45) 3521-8383 ou mande email para O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.. Confira também nossa lista de links: https://linktr.ee/parquenacionaldoiguacu.

     Dúvidas específicas sobre o Sisbio? Ligue (61) 2028-9700 ou escreva para O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..

 WhatsApp Image 2021-04-07 at 12.35.4120210106 083142

 

 BASES LEGAIS:

Instrução Normativa ICMBio n° 03/2014

Portaria MMA nº 256/2020

 

SAIBA MAIS:

     banner-sisbio edit

Curso básico para pesquisadores: https://www.escolavirtual.gov.br/curso/359. Este curso apresenta informações sobre o adequado uso das funcionalidades, recursos e operações do Sistema de Autorização e Informação em Biodiversidade.

O que é o Sisbio? https://www.gov.br/icmbio/pt-br/servicos/sistemas/sisbio-sistema-de-autorizacao-e-informacao-em-biodiversidade/. Site com informações, avisos, contatos e dados oficiais do Sisbio.