VALORES HISTÓRICOS E CULTURAIS DA NATUREZA NO PARQUE NACIONAL DO IGUAÇU/PR

     O Parque Nacional do Iguaçu (PNI) reúne uma das cinco maiores cataratas do mundo e importante remanescente da Floresta Atlântica de interior.

     Apesar de reconhecido mundialmente como patrimônio natural, seus valores históricos e culturais ainda são pouco conhecidos e considerados na visitação e nom planejamento da área. O objetivo desse trabalho foi realizar um levantamento exploratório desses aspectos a fim de propor estratégias para sua integração na gestão da unidade, à luz das diretrizes internacionais sobre a temática. Utilizamos como metodologia pesquisa bibliográfica e documental, entrevistas em profundidade com pesquisadores, gestores públicos e guardiões da memória da região, organizando as informações compiladas em um acervo digital. Identificamos 10 tipologias de valores culturais associados ao PNI. Alguns aspectos, como a importância da área para a história da conservação da natureza no Brasil, são bem caracterizados nos documentos oficiais. Outros, entretanto, são pouco abordados ou negligenciados. Nesse contexto destacase: aspectos perceptivos (muito relevantes para os visitantes, mas pouco considerados nas estratégias de uso público e interpretação ambiental); importância arqueológica (com indicações de um rico patrimônio ainda pouco estudado, inclusive a existência de uma redução jesuítica na área); valores etnológicos e identitários (de grupos sociais "esquecidos" na historiografia oficial, como o Povo Guarani e sua relação ancestral com esse território e os colonos que moraram em vilas no PNI até a década de 1980); além da sua relevância como fonte de experiências espirituais para diferentes tradições (especialmente as Cataratas, consideradas um sítio natural sagrado). Apesar do caráter emblemático dessa área protegida, identificou-se que diversos elementos associados ao seu patrimônio não vêm sendo considerados nos instrumentos de gestão. Espera-se que esse levantamento contribua para inspirar a diversificação do uso público e da interpretação ambiental na área, agregando múltiplas perspectivas da relação cultura e natureza e reconhecendo invisibilidades históricas que devem ser registradas e valorizadas. *Trabalho apresentado no X Seminário Brasileiro sobre Áreas Protegidas e Inclusão Social (X SAPIS) e V Encontro Latino Americano de Áreas Protegidas e Inclusão Social (V ELAPIS), 2021.

SANTOS, U. (ICMBio, O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.), FERNANDES-PINTO, E. (ICMBio, O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.), STECKLING, B. (O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.) & ROLIN, B. (O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.)

Palavras-chave: Cataratas do Iguaçu, sítio natural sagrado, unidade de conservação; relação sociedade e natureza.

Vídeo disponível AQUI