Um dia no Parque Nacional do Iguaçu foi bom demais!

Mais de 500 pessoas participaram da campanha "Um Dia no Parque".

No domingo, 21 de julho de 2019, das 8 às 17h, foram realizadas várias atividades no Parque Nacional do Iguaçu, como parte da campanha nacional: Um Dia no Parque. O objetivo foi promover a aproximação das comunidades com as Unidades de Conservação, proporcionando lazer, inspiração e conexão com a natureza.

Em Foz do Iguaçu os participantes realizaram inscrições online para uma caminhada, uma meditação e um trilha. A Caminhada das Cataratas aconteceu pela manhã e contou com 67 pessoas. Após a abertura, com Fabiani Matos, da Rede Pró-UCs, nossos brigadistas comandaram um alongamento e a caminhada seguiu do portão do Parque até o posto do Macuco Safari (quase 8Km). Ao final da manhã, no Mirante da Cataratas, foi realizada uma meditação com 45 pessoas, conduzida por Fabio dos Santos, do Instituto Gnosis Brasil. À tarde aconteceu a Trilha das Bananeiras (3Km) com 53 participantes. Todas as atividades contaram com explanações sobre a gestão e a riqueza da biodiversidade do Parque Nacional do Iguaçu. Para Fernando Sivelli, que é Chefe Substituto do Parque e guiou a Caminhada e a Trilha: "incentivar a visitação ao Parque é importantíssimo para que a sociedade conheça e proteja este patrimônio que é de toda a humanidade". Depois das atividades, todos ficaram livres para se reenergizar contemplando as Cataratas do Iguaçu.

Em Capanema, o Chefe do Parque Nacional do Iguaçu, Ivan Baptiston, realizou uma trilha às margens do Rio Silva Jardim, com 08 estudantes selecionados pelo IFPR Campus Capanema. Para Ivan "foi gratificante ver nos olhos dos jovens tanto encatamento e vontade de proteger o Parque Nacional do Iguaçu."

Já em Serranópolis tivemos atividades desenvolvidas pelo Projeto Onças do Iguaçu em uma propriedade beira-parque. Foi realizado um circuito de cicloturismo com o Grupo Pedal Caminho do Colono, uma exposição e bate-papo sobre as onças e atividades do projeto e mais duas trilhas na mata, dentro do Parque Nacional. Houve um almoço preparado pelos proprietários anfitriões. Durante o dia de atividades contamos com a participação de cerca de 300 pessoas.

Esta foi a 2ª edição da Campanha Um Dia no Parque, idealizada e promovida em todo o Brasil pela Coalização Pró-UCs. Todas as atividades foram amplamente divulgadas no site da Campanha, na imprensa e nas mídias sociais. No Parque Nacional do Iguaçu, contamos com a colaboração da equipe do ICMBio, do Projeto Onças do Iguaçu, de bombeiros civis, brigadistas, concessionárias do Parque e das próprias comunidades.

Foz do Iguaçu

30 34
32 36

 

Serranópolis do Iguaçu

 

70 72
74 73