OS EFEITOS DANOSOS DA CAÇA ILEGAL

Proibida no país desde a década de 60, a atividade ilegal já reduziu a população de várias espécies de animais elevando o risco de desequilíbrio ambiental.

Apesar da interdição em vigor há mais de seis décadas, infelizmente a caça continua a ser praticada de forma indiscriminada em todo o país e, um dos ambientes em que o prejuízo se torna evidente é o bioma Mata Atlântica. Um estudo sobre os mamíferos silvestres no maior remanescente contínuo dessa floresta, na porção leste do estado de São Paulo, indica que onde a caça persiste, ela causa a extinção local de animais de grande porte como o queixada (Tayassu pecari) e a anta (Tapirus terrestris). Esses grandes mamíferos desempenham um papel fundamental na dispersão de sementes, na fertilização do solo e na renovação da floresta (Fonte: Pesquisa FAPESP).

Para tentar combater esse tipo de crime ambiental, desde janeiro de 2020, o ICMBio em conjunto com a Polícia Militar Ambiental do Paraná já deflagrou 06 operações de fiscalização no Parque Nacional do Iguaçu, além de contar com equipes diariamente em patrulhamento pela área da Unidade.

Com o principal objetivo de manter a presença institucional visando a proteção da nossa biodiversidade, a segurança e o trabalho preventivo, como resultado dessas ações já foram destruídas aproximadamente 65 estruturas próprias para a caça dentro da Unidade. Dentre  estas: 22 cevas (feitas com milho ou frutas para atração e abate de animais silvestres), 10 saleiros (assim chamado o local onde é colocado saco ou pote com sal, que goteja no solo e atrai animais silvestres como o quixada (Tayassu pecari), a anta (Tapirus terrestres),o veado (cervídeos), entre outros) e 33 jiraus (poleiro de madeira armado na mata, amarrado com cipós ou preso com pregos, próximo aos saleiros e cevas para a espera do animal e posterior abate com arma de fogo).

De janeiro até o mês de maio deste ano, já foram localizados e destruídos 08 acampamentos de caça dentro do Parque Nacional do Iguaçu, sendo que 09 pessoas foram presas e apreendidas 06 armas de fogo e diversas munições (calibre 12, 22 e 36).

Uma parte destes resultados, como localização de estruturas e prisões efetuadas, tem sido alcançada através da utilização de novas ferramentas de monitoramento na UC que têm permitido o alcance de ótimos resultados na percepção e identificação dos infratores  em pontos estratégicos. Importante destacar que, para a localização e identificação dessas estruturas, durante essas ações de fiscalização são percorridos entre 15 a 25 quilômetros dentro da mata fechada.

Os infratores, quando presos em flagrante (tarefa árdua para os policiais e agentes de fiscalização do ICMBio), são encaminhados para a Delegacia da Polícia Federal mais próxima, por se tratar de crime de competência da esfera federal. Além das multas e medidas cautelares aplicadas, os infratores respondem ainda na esfera civil e criminal pela conduta criminosa.

Destaca-se que, mesmo diante da atual crise mundial decorrente da pandemia ocasionada pelo COVID-19 e das recomendações de conduta para o controle da doença, estas pessoas, além de desrespeitarem a legislação ambiental e subtraírem exemplares da fauna e flora brasileira já ameaçadas de extinção causando dano ao nosso maior remanescente de Mata Atlântica, colocam em risco a vida de todos os agentes de segurança, servidores envolvidos e suas famílias, além de seus próprios familiares e a comunidade onde residem.

Normal 0 21 false false false PT-BR X-NONE X-NONE /* Style Definitions */ table.MsoNormalTable {mso-style-name:"Tabela normal"; mso-tstyle-rowband-size:0; mso-tstyle-colband-size:0; mso-style-noshow:yes; mso-style-priority:99; mso-style-parent:""; mso-padding-alt:0cm 5.4pt 0cm 5.4pt; mso-para-margin-top:0cm; mso-para-margin-right:0cm; mso-para-margin-bottom:10.0pt; mso-para-margin-left:0cm; line-height:115%; mso-pagination:widow-orphan; font-size:11.0pt; font-family:"Calibri","sans-serif"; mso-ascii-font-family:Calibri; mso-ascii-theme-font:minor-latin; mso-hansi-font-family:Calibri; mso-hansi-theme-font:minor-latin; mso-bidi-font-family:"Times New Roman"; mso-bidi-theme-font:minor-bidi; mso-fareast-language:EN-US;}

 

 

 

aaaa