NOVA CHEFIA DO PARQUE NACIONAL DO IGUAÇU

Cibele Munhoz Amato foi nomeada nesta sexta-feira, 11, a nova Chefe do Parque Nacional do Iguaçu. É a primeira mulher a ocupar a chefia da Unidade de Conservação desde sua criação em 1939.

Servidora pública federal, analista ambiental do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade. Possui graduação em Engenharia Florestal e mestrado em Ecologia e Conservação, ambos pela UFPR. Tem experiência profissional e docência nas áreas de Conservação da Natureza, Gestão Pública, Gestão Estratégica e Gestão de Projetos. Já atuava como gestora de Uso Público do Parque Nacional do Iguaçu, área responsável pelos processos de visitação e negócios na unidade de conservação.

Com todo esse acúmulo de conhecimentos e experiências, seus colegas de trabalho, parceiros e conselheiros receberam a notícia com muito júbilo e com a expectativa de grandes avanços na gestão deste Patrimônio Natural Mundial. Cibele aceita o desafio de continuar fazendo do Parque Nacional do Iguaçu um dos melhores parques do mundo, trazendo benefícios para o desenvolvimento socioambiental da região.

Ivan Carlos Baptiston deixa a chefia depois de 5 anos de dedicação à gestão do Parque Nacional do Iguaçu. Antes de assumir a chefia, foi responsável pela área de proteção e fiscalização e, agora, continua somando com a equipe do Parque. Ivan tem uma trajetória exemplar na gestão ambiental pública, foi secretário estadual do meio ambiente no Mato Grosso do Sul, secretário municipal de Bonito/MS e Coordenador Geral de Unidades de Conservação na sede do IBAMA em Brasília-DF.

Como legado de sua gestão no Parque Nacional do Iguaçu, consolidou importantes parcerias para a fiscalização, fortaleceu o Conselho, ampliou e estruturou os setores da Unidade de Conservação e deixou importantes instrumentos de gestão, como o novo Plano de Manejo (2018) e o Plano de Uso Público (2020), além de lançar as bases para os futuros planos de pesquisa e educação ambiental, em fase de revisão.

Registramos nossa imensa gratidão ao Ivan, pela emoção com que abraça a causa ambiental e pela entrega sem limites à conservação do Parque Nacional do Iguaçu.

 

WhatsApp Image 2020-12-11 at 14.34.04

WhatsApp Image 2020-12-11 at 14.05.39