Descrição/Fotografo

ATAs

Descrição/Fotografo

Seja um condutor

Descrição/Fotografo

Kit de Dejetos (KD)

Descrição/Fotografo

Kit de Dejetos (KD)

Descrição/Fotografo

Literatura Socioambiental

Leia Mais
  • Sábado

    Chuva

    26 °C

    20 °C

  • Domingo

    Parcialmente Nublado

    29 °C

    17 °C

Itatiaia - RJ

  • Quinta-Feira

    Chuva

    24 °C

    19 °C

  • Sexta-Feira

    Chuva

    28 °C

    20 °C

Leia Mais
  • Sábado

    Chuva

    24 °C

    17 °C

  • Domingo

    Parcialmente Nublado

    27 °C

    15 °C

Itamonte - MG

  • Quinta-Feira

    Chuva

    22 °C

    17 °C

  • Sexta-Feira

    Chuva

    25 °C

    18 °C


Resultados da Operação Trilha Limpa

 Com o aumento de visitação ocorrido neste ano está sendo notado também o aumento da presença de lixo nas trilhas. Uma vez que o Parque Nacional do Itatiaia (PNI) conta com mais de 130 km de trilhas a manutenção destas demanda grandes esforços, sendo necessário o apoio de voluntários para sua realização. Com esse intuito no dia 29/08/2015 foi realizado um mutirão de limpeza nas trilhas da Parte Alta do PNI denominado "Operação Trilha Limpa".

A atividade se iniciou na semana anterior com o chamamento de voluntários em diversas listas de email, assim como no site e redes sociais do PNI. Foi estabelecido que um grupo de 3 pessoas fosse responsável pela abordagem aos visitantes, explicando a ação voluntária que estava sendo realizada e a importância de não deixar lixo no Parque, também era responsabilidade deste grupo entregar sacos para recolhimento de lixo a cada grupo de visitantes. Os demais voluntários iriam compor grupos para percorrer e recolher lixo nos atrativos pré-determinados: Circuito 5 Lagos, Circuito Couto-Prateleiras, Pedra do Altar, Pedra da Tartaruga, Cachoeira Aiuruoca, cume das Agulhas Negras, Cume das Prateleiras, Abrigo Massena, Abrigo Rebouças e estacionamento.

A ação contou com 21 voluntários que atenderam o chamado do PNI, entre eles montanhistas, condutores de visitantes, servidores do PNI, Brigadistas, o GVBS Anjos da Montanha e usuários diversos do PNI.

Os voluntários da Câmara Técnica de Montanhismo e Ecoturismo doaram 200 pares de luvas, 200 sacos para lixo e 2 banneres de divulgação da ação. O PNI disponibilizou 5 rádios de comunicação para os grupos se teriam maior deslocamento e 20 ganchos para recolhimento de lixo em locais de dificil acesso. Assim pode se estruturar a logística para a realiação da atividade.

A ação se iniciou no dia 29/08/2015 no Posto Marcão, as 7h para o grupo de abordagem e para os grupos que teriam os maiores deslocamentos. Os demais grupos iniciaram os trabalhos as 9h.

Por volta das 17 horas todos os grupos já tinham retornado ao Posto Marcão com o trabalho tendo sido bem sucedido. As áreas com maior acúmulo de lixo foram as áreas comuns; estacionamento, abrigo Rebouças e abrigo Massena, com destaque para o recolhimento dea papel higiênico e bitucas de cigarro. As trilhas no geral tinham pouco acúmulo de lixo, constituído principalmente de lenços de papel e papéis de bala. Foi recolhido no total 13 kg de lixo. Este lixo foi transportado por caminhonete do PNI para a parte baixa, onde foi encaminhado para o aterro sanitário.

Ao final do dia o grupo estava cansado, mas satisfeito em ter admirado lindas paisagens, revisto amigos, ter realizado uma atividade física e principalmente em ter executado um importante trabalho em prol do PNI.

ICMBio

Retorno de parte dos grupos ao Posto Marcão no final da atividade

 

 A conclusão foi que a Operação Trilha Limpa foi um sucesso, pois foi prestigiada por um bom número de voluntários que passaram uma mensagem de conservação ambiental para mais 401 visitantes neste dia. Além disso, diversas trilhas foram limpas e apesar do aumento do lixo espalhado, o volume de lixo existente pode ser considerado pequeno, quando se leva em consideração o número de usuários e o que se constata em outros tipos ambientes públicos. Isto leva a pensar que dentro do Parque Nacional os visitantes mudam o seu comportamento normal quanto ao tratamento dos resíduos sólidos. O plano é que ainda no mês de outubro próximo a Operação Trilha Limpa seja realizada na Parte Baixa do PNI. Até lá!!!


Leia mais

PROGRAMA DE VOLUNTARIADO

Leia mais

CONDUTORES DE VISITANTES

Leia mais

Visitas Escolares e Acadêmicas

Leia mais

Reservas

Abrigo, camping e travessias