Leia Mais
  • Terça-Feira

    Pancadas de Chuva a Tarde

    29 °C

    19 °C

  • Quarta-Feira

    Predomínio de Sol

    31 °C

    20 °C

Itatiaia - RJ

  • Domingo

    Pancadas de Chuva

    27 °C

    21 °C

  • Segunda-Feira

    Chuva

    27 °C

    19 °C

Leia Mais
  • Terça-Feira

    Pancadas de Chuva a Tarde

    28 °C

    17 °C

  • Quarta-Feira

    Predomínio de Sol

    29 °C

    17 °C

Itamonte - MG

  • Domingo

    Pancadas de Chuva

    25 °C

    18 °C

  • Segunda-Feira

    Pancadas de Chuva

    27 °C

    18 °C


Um dia no parque - Campanha nacional

 

 

UM DIA NO PARQUE

 

1Foto: Rafael Cruz

O Parque Nacional do Itatiaia participou da Campanha Nacional #UmDiaNoParque, no dia 21 de julho, com atividades sensoriais propostas ao público.

Neste dia, houve um encontro entre o público constituído por famílias, amigos, pessoas inspiradoras, voluntários e funcionários do parque, com a Natureza. No Jardim Sensorial, foram aplicadas dinâmicas que despertavam a provocação dos sentidos através de elementos naturais e acessíveis. Dentre as atividades propostas, houve brincadeiras focando a escuta, as caminhadas cegas e surdas, jogos de tato e pinturas no chão, com elementos da natureza. Pela exposição interpretativa, no Centro de Visitantes, o público pode enxergar através dos ouvidos, imagens dos atrativos naturais, de formações geológicas, da fauna e flora, do parque, através da audiodescrição disponível.

Contamos com a participação de voluntários que conduziram o visitante às atividades, sempre contextualizando a importância da preservação dos recursos naturais na Unidade de Conservação, a importância dos serviços que a natureza nos presta, como a reserva da vida, a produção de água e outros benefícios.

Na parte alta do parque, o Grupo Voluntário “Nóis Gosta de Mato”, realizou atividades com o público visitante, com orientações sobre a Trilha Transmantiqueira, Oficina de tubos de dejetos e conversas sobre mínimo impacto em áreas naturais. Neste dia o parque recebeu visitantes de vários estados brasileiros, como SP, RJ, MG e MS; além de um grupo de escoteiros que após participarem das atividades, multiplicarão as orientações para os demais grupos de escoteiros que visitam a unidade de conservação. O Grupo “Nóis Gosta de Mato” disse que o dia foi muito positivo, onde os visitantes foram bastante receptivos, interessados e participativos.

 

2Foto: Grupo voluntário "nóis gosta é de mato"


Leia mais

PROGRAMA DE VOLUNTARIADO

Leia mais

Estação Meteorológica Planalto

Leia mais

Visitas Escolares e Acadêmicas

Leia mais

Reservas

Abrigo, camping e travessias