ESTÁGIO DA AMAN NO PLANALTO

Nas próximas duas semanas, de 23 a 30/05 e de 02 a 06/06, a Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) estará realizando o estágio de montanha dos cadetes do primeiro ano na Parte Alta do Parque Nacional do Itatiaia. Em função desse treinamento, nos dias 29 e 30 de maio e 05 e 06 de junho os seguintes atrativos estarão fechados para a visitação: Agulhas Negras e Prateleiras. Nos dia 29/05 e 05/06 também estarão indisponíveis o Morro do Couto e travessia Couto-Prateleiras.

O estágio de montanha no Parque Nacional do Itatiaia (PNI) é uma atividade tradicional na formação dos futuros oficiais do Exército Brasileiro. Desde 1957 a AMAN realiza treinamentos no Planalto do Itatiaia. Nos últimos anos essas atividades vêm sendo adequadas à realidade de uma Unidade de Conservação (UC) em conjunto com a equipe do parque e a Câmara Técnica de Montanhismo e Ecoturismo (CTME). Para isso desde 2007 o parque conta com as "Regras Para Uso do Planalto Por Militares e Grupos Especiais", que vêm sendo aprimoradas anualmente.

Os parques nacionais são Unidades de Conservação de proteção integral que tem como objetivo básico a preservação de ecossistemas naturais de grande relevância ecológica e beleza cênica, possibilitando a realização de pesquisas científicas e o desenvolvimento de atividades de educação e interpretação ambiental, de recreação em contato com a natureza e de turismo ecológico.

Nesse sentido o treinamento no PNI cumpre importante papel na formação dos cadetes, preparando-os para compreender, respeitar e defender as Unidades de Conservação nacionais como agentes do Estado e cidadãos brasileiros. Como parte dessa formação, servidores do PNI e o Coordenador da CTME ministraram palestra no último dia 20 para a totalidade dos cadetes que farão o estágio de montanha.

 

Para ir a página de notícias, clique aqui.

Para ir a página inicial, clique aqui.