Parque Nacional do Itatiaia comemora seus 77 anos

No último dia 14 de junho o Primeiro Parque Nacional do Brasil comemorou 77 anos de sua criação. O evento contou com a participação de aproximadamente 120 pessoas entre parceiros, voluntários, representantes de outras unidades do ICMBio, servidores e ex-servidores do parque, numa programação que reuniu momentos solenes, história, ciência, cultura e confraternização.

A abertura do evento foi marcada pelo hasteamento da bandeira e execução do hino nacional pela banda da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), que brindou a platéia com mais dois números musicais preparados especialmente para a ocasião. Após o café da manhã, a Coordenação de Uso Público e Negócios do PNI prestou tocante homenagem ao fotógrafo de natureza e amigo do Itatiaia, Luiz Cláudio Marigo, falecido no início do mês.

A cerimônia foi prestigiada pelo nosso presidente Roberto Vizentin e pelo Coordenador Regional da CR8, Luiz Felipe de Luca, que assinaram um acordo com FURNAS para a mitigação dos impactos das antenas de transmissão localizadas nos Parques Nacionais da Bocaina e do Itatiaia. O Ministério Público Federal, que conduziu o processo nos últimos quatro anos, foi representado pela Procuradora da República, Dra. Izabella Marinho Brant e FURNAS pelo seu Diretor de Engenharia e Meio Ambiente, Flávio Martins.

A história da criação do PNI e do montanhismo no Itatiaia foi contada com riqueza de detalhes pelos voluntários Sérgio Maia Vaz e Edson Ferreira Santiago. A parte científica do evento coube ao Analista Ambiental Marcelo Motta, que apresentou os resultados preliminares do projeto de monitoramento de mamíferos do parque e surpreendeu com um registro fotográfico, exclusivo para os participantes, de espécie considerada extinta para a unidade. Na seqüência foi lançado um vídeo educativo, produzido pelo PNI e Museu Nacional - UFRJ e um novo folder para os visitantes, elaborado pela Coordenação de Gestão Socioambiental do parque e pela Associação Educacional Dom Bosco (AEDB).

Durante o almoço preparado pela prestigiada Chef Ritinha, os convidados curtiram canções de Chico Buarque interpretadas pelo músico e cinegrafista ambiental Luiz Duarte Rocha. O show foi um presente de Luiz para o Parque Nacional do Itatiaia pelos seus 77 anos e uma homenagem ao consagrado cantor e compositor, que comemora 70 anos de vida neste mês. O evento foi encerrado em clima de festa com o sorteio de livros, vídeos e postais cedidos pela Assessoria de Comunicação do ICMBio (ASCOM).

A eqipe do PNI considerou que a festa cumpriu seus objetivos, comemorando o aniversário do Parque de forma a aproximar a sociedade, estimulando-a a mais valorizar e proteger suas Unidades de Conservação. O evento foi todo produzido pela própria equipe do PNI, que se dedicou com carinho e afinco à missão e agradece o apoio de todos, especialmente da Diretoria de Criação e Manejo de Unidades de Conservação (DIMAN), da Coordenação Geral de Uso Público e Negócios (CGUP), da ASCOM, do Conselho Consultivo (CCPNI), da AMAN, da AEDB e do Museu Nacional.

 

Para ir a página de notícias, clique aqui.

Para ir a página inicial, clique aqui.