Resultados da Operação Trilha Limpa II

 Olá a todos

No último dia 17 de outubro, em complemento ao que havia sido realizado na Parte Alta do Parque, a Coordenação de Uso Público do Parque Nacional do Itatiaia, em conjunto com a Câmara Técnica de Montanhismo e Ecoturismo (CTME), realizou a Operação Trilha Limpa na Parte Baixa.

A atividade, prestigiada pela presença dos servidores Leonardo Cândido e Marcelo Motta, contou com a participação de integrantes da CTME, do Grupo Excursionista Agulhas Negras (GEAN), do Grupo Voluntário de Buscas e Salvamento (GVBS) Anjos da Montanha, de universitários da Associação Educacional Dom Bosco (AEDB) e da Brigada Contra Incêndios do PNI, totalizando 36 pessoas. Dois veículos do PNI apoiaram o evento. Os sacos para lixo e as luvas foram doados por voluntários da CTME.

O resultado foi bastante positivo. A atuação da equipe de brigadistas, com apoio de um veículo, permitiu a coleta de detritos em caminhos não muito usuais para os visitantes mas bastante utilizados por moradores, o que resultou no recolhimento de "lixos inusitados", tipo televisão e restos de móveis.

Nas trilhas mais freqüentadas por visitantes houve predominância do papel higiênico, do papel de bala e de biscoito, das garrafas plásticas e latinhas, além da infalível fralda descartável.

Penhorados agradecimentos a todos que participaram !!!

Vamos em frente !!!

Santiago

Coordenador CTME/PNI

Abaixo estão algumas fotos.

 

Foto: Maria de Fátima Chaves  Foto: Maria de Fátima Chaves
Foto: Maria de Fátima Chaves Foto: Maria de Fátima Chaves