GESTÃO SOCIOAMBIENTAL

A GESTÃO DO PARQUE DESENVOLVE, COM APOIO E COLABORAÇÃO DE PARCEIROS, ALGUNS PROJETOS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL VOLTADOS À SENSIBILIZAÇÃO E QUALIFICAÇÃO DE MORADORES DO ENTORNO DO PARNA DE SÃO JOAQUIM , BUSCANDO LEVAR A ESTES O SENTIDO DE PERTENCIMENTO, DE VALORIZAÇÃO E DE COMPROMISSO COM A CONSERVAÇÃO DO PARQUE NACIONAL DE SÃO JOAQUIM.

 

O Projeto Guardiões Mirins do Parque Nacional de São Joaquim  foi realizado em parceria do INSTITUTO ÇARAKURA , ONG com vasta e reconhecida trajetória em trabalhos de Educação Ambiental . Consistiu em uma série de oficinas, aulas, atividades práticas e lúdicas e saídas a campo para o Parque Nacional de São Joaquim, com intuito de senbilizar crianças, professores e comunidade em geral sobre a importância desta Unidade de Conservação.

O projeto foi idealizado tomando como inspiração os Programas ¨Junior Rangers¨ (Guarda Parques Junior) e ¨Every Kid in a Park¨ - toda criança no parque, desenvolvido pelo Serviço Nacional de Parques dos Estados Unidos. O Serviço Nacional de Parques Norte Americano promove um grande Programa Nacional estimulando as famílias a levarem suas crianças aos Parques Nacionais, e, em cada Parque visitado, existem atividades lúdicas, palestras, passeios e materiais didáticos voltados para o público infanto-juvenil. Além disso, são realizadas ações para reconhecimento e valorização destas crianças, que se identificam com as temáticas dos parques e da conservação da natureza. As crianças crescem tendo como referência a importância da manutenção dos Parques Nacionais enquanto patrimônio público e se orgulham de seus parques, se dedicam e colecionam matérias dos parques visitados. A realidade do Brasil ainda é muito distante e o desenvolvimento de projetos piloto como este podem apontar resultados positivos e subsídios para uma política  pública de Educação Ambiental em Unidades de Conservação voltadas ao público infantil. 

Este projeto piloto foi realizado ao longo de 2019 e contou com parceiros locais: SESC/Urubici,, Grupo de escoteiros de Urubici , Secretaria Municipal de Educação e DGPEA/ICMBio, além de voluntários que contribuiram com a elaboração do material didático.

Foram realizados quatro módulos ao longo do ano, e para cada  módulo foi desenvolvida uma cartilha temática para os alunos e realizadas atividades em campo.

FAUNA - OUTONO

MODULO 2: ESTAÇÃO OUTONO - TEMA FAUNA -CLIQUE PARA CONHECER A CARTILHA

IMG 2841IMG 3123IMG 3091IMG 3150IMG 3322IMG 3338

créditos das fotos: Maiara Bersh, acervo parque e Instituto Carakura

SOLO - INVERNO

MODULO 3: ESTAÇÃO INVERNO - TEMA SOLO - CLIQUE PARA CONHECER A CARTILHA

20190821 16104820190821 161316DSCN4967DSCN5006

 

 

Os estudantes de graduação e pós-graduação da Universidade Federal de Santa Catarina montaram e trabalharam como monitores de uma exposição sobre a fauna, flora e funga, com destaque para as pesquisas realizadas dentro do PNSJ. Em espaço cedido pelo SESC de Urubici, foi montada uma exposição e  foram recebidas aproximadamente 614 pessoas entre turistas e sociedade local. Os estudantes, com suporte inicial dos professores da UFSC, foram treinados para atender aos visitantes, explicando o papel da UC e dos objetivos específicos de cada Laboratório de pesquisa, e da importância por exemplo dos anfíbios, repteis, insetos, fungos, peixes, mamíferos, aves, etc.

Além disso, os professores doutores do programa de Ecologia da UFSC proferiram palestras nas escolas públicas e privadas de Urubici, atendendo ao ensino fundamental II e médio.

Este evento teve uma alcance e uma repercussão muito positiva em Urubici, e a inteção é que se estruture como um evento anual.

semana ciencia 1

semana ciencia 2

 

A gestão do Parque, em parceria com o Parque Estadual Serra Furada e o Parque Municipal de Lages, ofertou um mini-curso no formato EAD, voltado a professores, intitulado "O papel das Unidades de Conservação para a sociedade e o meio ambiente¨ .

O objetivo deste curso foi oferecer subsídios técnicos e pedagógicos para discussão sobre o papel das Unidades de Conservação para a sociedade e meio ambiente, no âmbito das escolas das redes pública e privada de ensino das cidades de entorno destas.

Os temas abordados foram:

✓ Introdução às Unidades de Conservação: noções básicas sobre o Sistema Nacional de Unidades de Conservação / Conhecimentos gerais sobre o Parque Nacional de São Joaquim/SC e a importância das pesquisas científicas para os Parques  -  ASSISTA A VIDEOAULA NO YOUTUBE CLICANDO AQUI

✓ Conhecimentos gerais sobre o Parque Estadual da Serra Furada/SC e a importância dos Parques para os Serviços Ecossistêmicos - ASSISTA A VIDEOAULA NO YOUTUBE CLICANDO AQUI

✓ Conhecimentos gerais sobre o Parque Natural Municipal de Lages/SC e a importância do Uso Público para os Parques e a Sociedade  -  ASSISTA A VIDEOAULA NO YOUTUBE CLICANDO AQUI