Hidrografia

O Parque Nacional da Serra da Bocaina situa-se numa região da Serra do Mar que constitui um grande divisor de águas entre o vale do rio Paraíba do Sul, o litoral norte paulista e a Baía da Ilha Grande, no litoral sul fluminense. Grande parte dos cursos d'água que atravessam o Parque forma bacias hidrográficas que fluem diretamente para o litoral do Rio de Janeiro. Dentre elas, destacam-se as bacias do rio Mambucaba e do rio Bracuí.

Um dos vários rios que cortam o PNSB em direção à baía da ilha Grande - foto: Marcelo GuenaA bacia hidrográfica mais importante para o PNSB é a do rio Mambucaba, pelo fato de cortar o Parque de norte a sul, com tributários que nascem no seu interior e outros com nascentes em seu entorno imediato.

As bacias hidrográficas cujas nascentes encontram-se dentro dos limites do PNSB, como os rios Perequê-Açu, Ariró, Barra Grande, Graúna e Parati Mirim, são de extrema importância para a garantia da disponibilidade de água superficial para toda a Zona de Amortecimento do Parque abrangida pela região litorânea.

O PNSB desempenha, portanto, um papel vital como área de conservação e proteção dos recursos hídricos superficiais, pois correspondem aos mananciais de abastecimento das áreas urbanas situadas fora de seus limites, como Angra dos Reis e Paraty.

Além disso, toda essa região funciona como um importante reservatório de água no solo, estocagem proporcionada pelo alto índice de precipitação total anual, pelo relevo e pela ocorrência de cobertura vegetal.