Vegetação e Flora

Floresta alto-montana com araucárias - foto: Juliana Gonçalves No interior do Parque Nacional da Serra da Bocaina ocorrem florestas desde o nível do mar até mais de a 2.000 m de altitude, sob diferentes combinações de substratos. Esta diversidade proporciona a existência de grande variedade de tipos vegetacionais, de florestas densas a campos de altitude, o que proporciona nichos especiais, refúgios, endemismos e grande biodiversidade.


O PNSB possui três tipos de formações vegetacionais: a Floresta Ombrófila Densa (Submontana, Montana e Alto Montana), expressão dominante na região, a Floresta Ombrófila Mista Alto Montana, com a presença de pinheiro-do-paraná (Araucaria angustifólia) e o pinheirinho-bravo (Podocarpus lambertii), e os Campos de Altitude.


Uma das espécies presentes na Floresta Ombrófila Densa é o palmito (Euterpe edulis), anteriormente freqüente, mas hoje considerado uma espécie rara e ameaçada de extinção devido ao extrativismo ilegal. Na Floresta Ombrófila Densa Submontana destaca-se o xaxim, (Dicksonia sellowiana), também raro e ameaçado de extinção devido ao extrativismo ilegal para confecção de vasos para plantas.

O PNSB destaca-se pelo endemismo de suas espécies, sendo as mais representativas as floras das famílias Araceae , Bromeliaceae, Cactaceae, Gesnericaeae, Orchidaceae, além das pteridófitas.Floresta submontana com bromelias epífitas - foto: Marcelo Guena