Voluntários atuam no Parque Nacional da Serra da Bocaina

Texto por Sérgio Viana / foto de Marcelo Guena

No dia 23 de setembro, a Unidade de Conservação do Parque Nacional da Serra da Bocaina (PNSB) iniciou mais uma fase do seu programa de trabalho voluntário. Até 18 de outubro, dois jovens permanecerão na sede paulista do Parque, em São José do Barreiro, para desempenhar atividades que colaboram com o desenvolvimento e divulgação das ações empreendidas pela equipe do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), nesta Unidade.

Desta vez, foram selecionados o estudante de Geografia, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Eduardo Pereira (22), e o jornalista Sérgio Viana (25), recém-formado pela Universidade Estadual Paulista (UNESP).

Eduardo Pereira colaborará com o processo de regularização fundiária, liderado pelo analista ambiental do ICMBio, Marcelo Guena. O objetivo é contribuir com a elaboração do cadastro de ocupantes em determinada área do PNSB, uma das etapas do projeto fundiário do Parque. Este cadastro propiciará a inicialização dos processos administrativos que visam indenizar todos os ocupantes detectados. "Em unidade de proteção integral da categoria parque nacional, está previsto em lei que a terra será de posse e domínio da União e portanto deverão ser feitas as indenizações devidas aos ocupantes que estiverem dentro do PNSB", afirma Guena. Após toda a regularização feita, espera-se que o manejo e proteção da Unidade de Conservação torne-se mais intenso e eficaz.

Voluntário conhecem a parte alta do PNSB, em São José do Barreiro - foto: Marcelo Guena

Para auxiliar na atualização e reorganização do site do PNSB (www.icmbio.gov.br/parnaserradabocaina), o jornalista Sérgio Viana acompanha a analista ambiental Mara Pais. "O site é a forma mais útil de permitir o acesso do público em geral ao Parque Nacional da Serra da Bocaina. Ele é a vitrine, que pode prestar uma série de serviços como orientação e criar o envolvimento da comunidade com a sua conservação", comenta Pais.

Esta já é a sexta edição de voluntariado desenvolvido pela Unidade de Conservação – Parque Nacional da Serra da Bocaina. Ainda em outubro, um novo processo para a área de Uso Público deverá ser aberto, selecionando voluntários para atuarem na região de Trindade e Paraty, no Rio de Janeiro.