PNSB recebe a visita de George Schaller

por Mara Pais

No último dia 08, o PNSB foi prestigiado com a visita de dois renomados pesquisadores: George Schaller e Peter Crawshaw.

O mastozoólogo (aquele que estuda mamíferos) norte-americano George Schaller, atual vice-presidente da Panthera - Partners in Wild Cat Conservation -; é quase uma lenda entre os conservacionistas. Ele foi pioneiro no uso de radiotransmissores para monitorar a movimentação de animais. Com essa técnica, investigou ursos-panda na China, leopardos da neve na região do himalaia e carnívoros na África. No Brasil, Schaller foi o precursor de estudos sobre onças pintadas. Sob sua orientação, despontaram os primeiros estudos do brasileiro Peter Crawshaw, considerado hoje um dos grandes especialistas da nossa fauna de felinos.Peter e George com a analista do PNSB, Mara Pais

A vinda de Schaller à Bocaina fez parte de um roteiro de uma semana pela Serra do Mar paulista, que incluiu também visita a fazendas no entorno do Parque, à sede do CENAP (Centro Especializado em Carnívoros – ICMBio), em Atibaia, e ao Parque Estadual Carlos Botelho, no sul do estado.

O roteiro foi traçado por Crawshaw com o objetivo de mostrar a Schaller um panorama da situação do habitat da onça-pintada na mata atlântica. No PNSB, discutiu-se principalmente a necessidade de estudos mais completos na região, já que no estudo realizado por Crawshaw em 2009 não foi detectada a presença da onça pintada no interior do Parque. Recentemente, porém, uma pegada de onça pintada foi encontrada nas proximidades da Cachoeira do Veado (ver notícia). Também se falou do potencial de áreas do entorno do Parque de serem contempladas com iniciativas de conservação.

Veja mais: biografia de George Schaller (http://www.panthera.org/node/248).