Palmito é apreendido em Mambucaba

04/11/2013, por Mara Pais

Mais uma apreensão de palmito cortado ilegalmente ocorreu no interior do Parque, desta vez no sertão de Mambucaba, Angra dos Reis. O fato ocorreu no último dia 27, por volta das 20 horas, quando a equipe de fiscalização do PNSB fazia uma ronda planejada.

Em poder dos três palmiteiros flagrados foram encontrados onze fardos de palmito juçara (Eutepe edullis), espécie ameaçada de extinção, bem como um facão, duas mulas e um veículo. Calcula-se que foram cortadas cerca de mil palmeiras, totalizando quase meia tonelada de palmito.

Os palmiteiros foram conduzidos para a Delegacia da Polícia Federal em Angra dos Reis e um deles ficou detido. Se condenados pela justiça, podem pegar até nove anos de prisão.

Segundo José Hélio Marcelo, Coordenador de Proteção do Parque Nacional Serra da Bocaina, esta foi uma apreensão importante porque foi possível flagrar a pessoa que corta e a que transporta. Portanto, dando-se continuidade à investigação, se poderá chegar ao receptor e desarticular a quadrilha que comercializa o palmito extraído ilegalmente na região.

O palmito apreendido foi doado para quatro instituições educacionais públicas e beneficentes de Paraty.

Parte do palmito apreendido foi doada para a APAE de Paraty. Foto: José Hélio Marcelo.