Operação Proclamação da República 2013 em Trindade

13/11/2013, por Thiago Rabello

Dando continuidade à organização e implementação do Parque Nacional da Serra da Bocaina (PNSB) na região de Trindade, o ICMBio e parceiros iniciam no dia 14 de novembro a operação Proclamação da República 2013.

A exemplo do que ocorreu em operações anteriores, nesta edição também haverão pontos de informação e de monitoria em locais estratégicos, principalmente no início das trilhas de acesso aos atrativos mais ambientalmente sensíveis, distribuição de informativos sobre o PNSB e aplicação de questionários de satisfação aos visitantes.

As normas de conduta dos usuários, aplicadas desde a primeira operação, continuam em vigor e deverão ser observadas pelos turistas que virão para Trindade. Destaca-se a proibição de estacionamento e churrascos no interior do Parque Nacional e do camping fora dos locais autorizados. Para evitar a poluição da piscina natural e das cachoeiras, não será permitida a entrada de recipientes de gêneros alimentícios, bebidas e quaisquer produtos capazes de produzir lixo e resíduos.

É importante ressaltar que todos os bares, estacionamentos e campings localizados na Praia do Meio estão embargados e por isso não estarão funcionando.

De modo geral, os visitantes têm aceitado bem as regras e compreendido que elas possuem o objetivo de oferecer-lhes um ambiente mais saudável e condizente com a proposta de recreação e preservação dos ambientes naturais oferecida por um Parque Nacional, onde o contato com natureza deve ser o principal atrativo.

Então, se você vier ao Parque Nacional em Trindade, Paraty/RJ, planeje-se, programe-se!