Cerca de 15 mil turistas no último feriado

21/11/2013, por Mara Pais, adaptado de Thiago Rabello

Foi realizada mais uma operação de ordenamento do uso público no trecho do PNSB na região de Trindade, abrangendo o feriado prolongado da Proclamação da República. Esse tipo de operação, que vem ocorrendo na região desde 2009, já soma aproximadamente 70 dias de atividades em campo e atendimento de um publico de quase 300 mil pessoas. Calcula-se que nesse último feriado cerca de 15 mil turistas passaram pelas praias do Meio e da Caixa d'Aço.

O grande diferencial desta operação em relação às demais foi a instalação de placas indicativas de acesso ao PNSB e aos seus atrativos e estrutura de controle de veículos motorizados ao interior da UC. As placas foram elaboradas com participação da Associação de Moradores de Trindade, com a Associação de Barqueiros e Pequenos Pescadores de Trindade, com a ONG Caxadaço Bocaina Mar e com a Prefeitura Municipal de Paraty e com programa de pós graduação da UNICAMP.

Apesar de ações de vandalismo ocorridas na véspera do feriado, quando um grupo de pessoas insatisfeitas com o fechamento dos bares e estacionamentos da Praia do Meio destruiu e queimou as estruturas de controle de veículos e as placas instaladas, a operação transcorreu bem e cumpriu com seus objetivos, incluindo a recolocação das estruturas. Dentre os resultados, destaca-se a redução do impacto aos ecossistemas do Parque Nacional ao se impedir estacionamento no seu interior e reduzir a produção de lixo e descarte de lixo nos atrativos mais sensíveis. Os turistas também foram beneficiados, na medida em que a qualidade da visitação foi melhorada ao se impedir a presença de ambulantes, som alto e camping, fogueiras e churrascos desordenados, atividades freqüentes na região antes da realização das operações.

No final do ano está prevista a realização da Operação Verão 2013/2014, para a qual já se encontram abertas as inscrições para a seleção de voluntários.

Operação Proclamação da República 2013: colocação de novas placas orientativasOperação Proclamação da República 2013: colocação de bases para controle de acesso de veiculos