PNSB terá ações em Trindade durante e depois do Carnaval

28/02/2014, por Mara Pais

Como já vem ocorrendo nos últimos anos, mais uma operação de ordenamento do turismo será realizada em Trindade neste Carnaval.

A operação Carnaval ocorrerá entre os dias 28/02 e 05/03, com o objetivo de minimizar os impactos ambientais do turismo no Parque Nacional da Serra da Bocaina (PNSB), além de divulgar as ações do Parque, da APA Cairuçu e da Reserva Estadual da Juatinga, bem como os atrativos naturais da região. Haverá uma equipe de mais de 20 pessoas diretamente envolvidas (analistas e técnicos ambientais, monitores e voluntários) e uma perspectiva de receber aproximadamente 60 mil turistas durante o período.

Durante a operação, os turistas serão orientados a cumprir várias regras, dentre as quais destaca-se a proibição de entrada de veiculos, camping livre e churrascos naquele trecho do Parque. Na piscina natural e nas quedas d´água não será permitida a entrada de coolers e isopores. 

"É importante que os visitantes que desejam ir para Trindade com seus veículos particulares saibam que os estacionamentos que existiam na Praia do Meio não estão mais em funcionamento e que eles devem se planejar devido à maior demanda de vagas do que as geralmente existentes neste período", alerta Thiago Rabello, organizador da operação Carnaval.

Testes na piscina natural

Após o carnaval, entre os dias 08 e 09/03, serão realizados testes de controle do numero máximo de pessoas na piscina natural, num esforço conjunto entre a equipe do PNSB, voluntários e a Associação de Barqueiros e Pequenos Pescadores de Trindade (ABAT). Será permitida a presença de no máximo 80 pessoas ao mesmo tempo na piscina, em turnos de 30 minutos e com a necessidade de prévia inscrição a ser feita em tenda localizada na Praia do Meio.

Conheça o material de divulgação da campanha:

Divulgação-Limite na Piscina Natural