Câmera trap flagra a fauna do PNSB

11/04/2014, por Mara Pais

Uma armadilha fotográfica instalada na parte serrana do Parque Nacional da Serra da Bocaina (PNSB), na região de São José do Barreiro, resultou nos primeiros registros oficiais sobre a fauna nativa feitos pela equipe do Parque.

A armadilha fotográfica, também conhecida como câmera "trap", é cada vez mais usada para se detectar as espécies de animais que ocorrem numa região, bem como sua densidade e outros aspectos de sua biologia. Explicando de maneira simples, essas câmeras possuem sensores de movimento e/ou temperatura que automaticamente disparam "clics" quando um animal passa diante de seu visor.

Num período de aproximadamente 3 meses, a câmera registrou mais de uma dezena de espécies nativas, entre aves e mamíferos. Foram registrados pássaros, jacu, inhambu, cateto, gambá, cuíca, tatu, ouriço, e até felinos mais raros de se detectar, como gato-do-mato, jaguatirica e suçuarana (onça-parda).

É interessante observar que a câmera foi instalada numa trilha próxima à portaria e alojamento do Parque, uma região com certa alteração das características naturais e com movimentação de funcionários, turistas e moradores. Acredita-se que áreas mais isoladas e conservadas do interior do PNSB abriguem uma diversidade ainda maior de espécies. Um levantamento realizado na Serra da Bocaina pelo pesquisador Peter Crawshaw e sua equipe, em 2008/2009, detectou a presença de pelo menos 17 espécies de mamíferos de médio e grande porte no Parque. Isso demonstra a grande importância do PNSB para a conservação da fauna.

O monitoramento continua e curso e outros locais passarão a ser amostrados na medida em que o Parque conseguir novos equipamentos.

Confira algumas das fotos:

Gato-do-matoSuçuarana (onça-parda)Gambá