ZONA INTANGÍVEL DO PARQUE NACIONAL DA SERRA DA BOCAINA É ALVO DE CAÇADORES

23/04/2014, por José Hélio Marcelo

A equipe de fiscalização do Parque Nacional da Serra da Bocaina (PNSB), composta pelo Coordenador de Proteção do PNSB José Hélio Marcelo e pelos fiscais José Claudio Roque, Celso Valente Silva e Luiz Flavio de Sousa Leite, subiu pela margem direita da Trilha do Rio Funil e, após 5 horas de caminhada, já na Zona Intangível da referida Unidade de Conservação, flagrou duas pessoas em um rancho, sendo que com elas foram encontrados quatro espingardas de calibres diversos, dezenove cartuchos, três facões, duas lanternas e três armadilhas denominadas "xereré". Os agentes demoliram o rancho e conduziram os dois infratores a Polícia Federal de Angra dos Reis-RJ, os quais foram presos em flagrante e irão responder criminalmente por infração ao art. 52 da Lei n° 9.605/98 e art. 14 da Lei n° 10.826/2003, além de serem multados administrativamente.

A operação teve como resultado a demolição de um rancho, apreensões de quatro espingardas, dezenove cartuchos, três facões, duas lanternas e três armadilhas denominadas "xereré", além da prisão em flagrante dos dois infratores.
Operações como a acima mencionada vem sendo realizadas sistematicamente no Parque Nacional da Serra da Bocaina. Os resultados são avaliados como satisfatórios, uma vez que, desde o início dessas ações, vários ranchos que estavam sendo usados para apoio a caçadores já foram destruídos, grande quantidade de munições e armas foi apreendida no interior do PNSB, bem como um veículo que transportava ilegalmente palmito.

Equipe de fiscalização com o material de caça apreendidoDestruição do rancho utilizado pelos caçadores