Nova espécie de samambaia é encontrada na Bocaina

12/06/2014, por Mara Pais

Foi recentemente publicado na revista Systematic Botany um artigo descrevendo duas novas espécies de samambaias, uma delas encontrada na parte alta do Parque Nacional da Serra da Bocaina (PNSB), município de São José do Barreiro. O artigo é de autoria de Claudine  Mynssen, do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, e de Lana Sylvestre, da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

A espécie encontrada na Bocaina, chamada de Diplazium brachycarpum, apresenta folhas grandes, podendo ultrapassar 2 metros de comprimento, e  pode ser avistada inclusive em locais com circulação de turistas, como às margens da "trilha do ouro" ou "caminho de mambucaba". Além da Bocaina, foi encontrada também em duas localidades nos estados de Minas Gerais e Santa Catarina, sempre em florestas úmidas de montanha. Porém, nestes dois estados, a espécie não ocupa áreas protegidas, e está portanto sujeita a desaparecer em função de desmatamentos e queimadas. Daí a decisão das autoras de classificá-la como vulnerável em termos de conservação. Isso aumenta a importância do PNSB em relação à proteção da espécie.

Estudo realizada pela equipe do Parque em 2011 com a participação de estudante de iniciação científica já havia detectado o potencial que o PNSB reserva para a descoberta de novas espécies de plantas, já que as coletas científicas até o momento são insuficientes em relação ao tamanho do Parque e se concentram principalmente nas suas bordas e ao longo de algumas poucas estradas e trilhas. A realização de coletas botânicas melhor distribuídas no interior do PNSB deverá aumentar muito o número de espécies conhecidas para a região.

Diplazium brachycarpum CM996 1 rDiplazium brachycarpum CM996 5 r