Parque Nacional da Serra da Bocaina realizará ações de ordenamento no Carnaval de 2017 em Trindade, Paraty/RJ

No feriado de Carnaval de 2017 o ICMBio irá realizar ações de ordenamento da visitação na região de Trindade, Paraty/RJ, com apoio da ONG ECONSENSO, SOS Mata Atlântica, Parque Estadual da Serra do Mar e das associações de moradores e de barqueiros locais (AMOT e ABAT).

As atividades ocorrerão entre os dias 24 de fevereiro e 01 de março e têm como objetivos principais oferecer atrativos naturais conservados para a sociedade, reduzir os impactos da visitação, prevenir que atividades irregulares ocorram na área e levantar dados para subsidiar tomadas de decisão do ICMBio.

Esta é uma atividade que vem sendo realizada na maioria dos feriados prolongados desde 2009 e que irá culminar com a implantação do Parque Nacional na região. Quando implantado, haverá na área exposições sobre a biodiversidade e a cultura caiçara, banheiros, espaço para cursos e palestras, trilhas de qualidade e bem sinalizadas e píer de embarque e desembarque na Piscina Natural.

A novidade para o Carnaval de 2017 será o levantamento do número de pessoas que entram no Parque Nacional a cada dia. Para isto, todos os visitantes que adentrarem a primeira vez no dia serão registrados.

A equipe que irá participar das ações será composta por mais de 20 pessoas entre servidores do ICMBio, monitores e voluntários selecionados e capacitados pela Unidade de Conservação especificamente para esta atividade.

Se você vem visitar o Parque Nacional da Serra da Bocaina em Trindade fique atento às normas! As principais são:

  • · Para evitar a compactação do solo, o impedimento da regeneração, incêndios e ameaças a fauna silvestre, nesta área não é permitida a entrada de veículos, churrasco ou produção de fogo, assim como a entrada de animais domésticos.
  • · Para reduzir o lixo nos atrativos mais sensíveis, também não é permitida a entrada de isopores/coolers nas trilhas para as cachoeiras e para a Piscina Natural.