Projeto da Praça do Parque Nacional da Serra da Bocaina em Trindade avança e inicia mais uma etapa participativa

praca trindade 2O projeto foi apresentado durante o terceiro encontro de retorno do projeto, em reunião on line que aconteceu com representantes das associações de Trindade e órgãos públicos. A praça faz parte da implementação do Parque Nacional da Serra da Bocaina em Trindade e do ordenamento do turismo na vila, que tem em média 400 mil visitantes por ano.

O projeto da praça tem como objetivo compatibilizar demandas da comunidade, com o acolhimento dos visitantes e o apoio na conservação ambiental e gestão do Parque Nacional.

No total, serão nove equipamentos que contemplam desde quiosques, espaço para exposições, oficinas e reuniões, portaria e banheiros públicos, até instalações institucionais. As construções serão permeadas por um jardim integrado à restinga, com espécies nativas simulando o ambiente natural.

O projeto arquitetônico buscou incorporar elementos da cultura caiçara às estruturas físicas, como telhado de taubilha e paredes de pau-a-pique. A partir dessa reunião pública, a comunidade terá 14 dais para enviar contribuições por escrito, que serão analisadas pela equipe que desenvolve o projeto.

Resultado de um grande trabalho de ordenamento do turismo no Parque Nacional, este projeto é o primeiro dentro de uma série de equipamentos e autorizações de serviços de apoio a visitação que serão implementadas em diferentes pontos destinados ao turismo na unidade de conservação. Além da Praça do Parque Nacional da Serra da Bocaina em Trindade, estão em andamento a implementação da Pedra da Macela e o portal de Mambucaba.

"O grande diferencial deste projeto é a construção em conjunto com a comunidade, desde os equipamentos até o acesso de moradores. A partir da Praça do Parque Nacional da Serra da Bocaina em Trindade, ordenaremos também o uso da Praça Dão, que é contígua a esta área e está em Zona de Uso Coletivo na APA de Cairuçu" comentou o chefe do Núcleo de Gestão Integrada ICMBio Paraty, Mario Douglas Fortini.

O prefeito de Paraty e secretários da prefeitura que participaram da reunião parabenizaram o projeto por ordenar e qualificar o acesso ao Parque Nacional e por dar aos visitantes condições dignas de uma boa experiência turística, valorizando a unidade de conservação e a cultura caiçara.

Os representantes da comunidade também parabenizaram o projeto, especialmente por proporcionar o diálogo com a Registros da trindade 2comunidade e por construir uma solução participativa para um conflito histórico nessas áreas, aliando interesses coletivos e ambientais.

"Tem que ser bom para Trindade, se não for bom para a Trindade, não vai funcionar", concluiu Mario Douglas.

Participaram da reunião Prefeitura de Paraty, Reserva Ecológica Estadual da Juatinga (Inea), Associação de Moradores de Trindade (Amot), Associação de Surfistas de Trindade (AST), Ong Caxadaço Bocaina Mar, Associação de Barqueiros e Pequenos Pescadores de Trindade (Abat), Associação de Defesa do Povo Tradicional de Trindade (ADPTT).

Talitha Pires

Analista ambiental NGI ICMBio Paraty

Imagens:

Proposta de planta da Praça do Parque Nacional da Serra da Bocaina em Trindade, M&T Consultoria e Studio Barra

Registro da reunião on line, Thiago Rabello NGI ICMBio Paraty