Ponto de caça ilegal é desmontado no coração do Parque Nacional da Serra da Bocaina


Cães treinados, armas de fogo, munições, cevas, armadilhas e ranchos fazem parte de uma rede organizada para a caça ilegal de animais silvestres distribuída nas mais de 80 trilhas carroçáveis no interior do Parque Nacional da Serra da Bocaina. Parte desse esquema foi desmontado na Fazenda Central, localizada na Zona Intangível do Parque Nacional, pela equipe do Núcleo de Gestão Integrada – NGI ICMBio Paraty em parceria com a Polícia Federal.
apetrechos de caca- Fz Central-Carne de panela-PFA Operação Carne de Panela faz parte de uma investigação sobre a caça ilegal iniciada em maio, quando foram apreendidos apetrechos de caça e materiais que contribuíram para a investigação realizada pela Polícia Federal. Ao longo do mês de setembro, a equipe do NGI ICMBio Paraty e a Polícia Federal estão cumprindo vários mandados de busca e apreensão relacionados à caça no interior da unidade.
"Os impactos da caça de animais silvestres vão muito além dos animais abatidos. Eles representam uma enorme perda de biodiversidade, pois geralmente estão associados a desmatamentos, introdução de gado e invasão de terras públicas", observou Graziela Moraes Barros, servidora do NGI ICMBio Paraty e coordenadora da operação Carne de Panela. As investigações mostram que há uma rede de comunicação operada pelos caçadores, que oferecem carne, caçadas, apetrechos e cães treinados.
As atividades de caça têm se intensificado nos últimos anos e vem se desenvolvendo em diferentes modalidades. De acordo com Mario Douglas Fortini de Oliveira, chefe do NGI ICMBio Paraty, existem três tipos de caça ilegal no interior do Parque Nacional: a caça comercial, que abate os animais para venda de carne; a caça para lazer ou hobby, geralmente exercida por moradores locais; e a caça esportiva, na qual cevas são montadas para visitantes de outras localidades abaterem os animais. Todas elas podem ser realizadas com o uso de cães treinados. "Juntamente com a Polícia Federal, estamos reforçando as investigações e operações de combate à caça na unidade de conservação. Nosso objetivo maior é a preservação da biodiversidade. É inadmissível que este tipo de atividade continue ocorrendo hoje em dia, principalmente no coração da Serra da Bocaina", concluiu o chefe do NGI ICMBio Paraty.
Carne de Panela
O nome da operação se refere ao prato preparado com a carne de caça e apreciado pelos caçadores da região, conhecido como "carne de panela".

Talitha Pires
Analista ambiental do NGI ICMBio Paraty
Foto: Polícia Federal