50 anos: Parque Nacional da Serra da Bocaina comemora aniversário com ações voltadas para o turismo


Pedra da Macela - Thiago RabelloNo auge dos seus 50 anos, o Parque Nacional da Serra da Bocaina tem motivos de sobra para comemorar. Com a gestão focada na proteção ambiental e implementação de infraestrutura voltada para a visitação pública, esta unidade de conservação esbanja singularidades. Situada entre as duas maiores capitais do país, foi reconhecida como Patrimônio Mundial pela Unesco em 2019 dada a sua incomparável biodiversidade.

Lar de macucos, jacutingas, saguis-da-serra-escuro, muriquis e outros animais considerados ameaçados de extinção, o Parque Nacional é o segundo maior fragmento de Mata Atlântica, com mais de 90% de sua cobertura vegetal conservada. Novas espécies da fauna e flora são descobertas no interior da unidade a cada ano. O gradiente altitudinal vai desde 2.088m, no Pico do Tira Chapéu, até o mar, em Trindade, onde foi avistado recentemente um grupo de toninhas (Pontoporia blainvillei), cetáceo considerado extinto na região até então.

Compatibilizar o uso público e a conservação é um dos maiores desafios da gestão de áreas protegidas, e também é a Portaria SJB - José Miltonvocação desta unidade, que tem como um dos objetivos de criação proporcionar o contato do visitante com a natureza. Apesar de ter 50 anos de história, a infraestrutura para o turismo ficou concentrada na parte alta, em São José do Barreiro, implementada na década de 1980. Há pouco mais de 10 anos iniciou-se o ordenamento do turismo na parte baixa, nas praias Do Meio e Caixa D'Aço em Trindade.

"O Parque Nacional é enorme, possui riquíssima biodiversidade e paisagem exuberante. A sensibilização das pessoas para a conservação dessa unidade e de seus atributos é potencializada durante a visita. O papel do ICMBio é viabilizar esse encontro, é criar as condições para que essa experiência aconteça", comenta o chefe do Núcleo de Gestão Integrada (NGI) ICMBio Paraty, Mario Douglas Fortini de Oliveira.

A implementação do parque está ocorrendo em três localidades simultaneamente: na Pedra da Macela, em Cunha/Paraty; em Trindade, Paraty; e em Mambucaba, Angra dos Reis.
Projeto Portal de MambucabaEm Mambucaba, o portal do Parque Nacional está em fase de construção e terá um receptivo de Turismo de Base Comunitária para o visitante, com informações sobre a unidade e apoio ao turista, além de um escritório administrativo.


Em funcionamento há três meses, a implementação da monitoria e apoio ao turista na Pedra da Macela conta com mirantes sinalizados, área para camping, segurança e limpeza. Foram instalados guardas-corpos para delimitar a área visitada e oferecer proteção aos visitantes. As obras da estrada que dá acesso ao local devem começar ainda no mês de fevereiro.

Com maior número de visitantes, as praias Do Meio e Caixa D'Aço em Trindade, são o principal atrativo da unidade. O Trindade aerea - Thiago Rabelloordenamento do turismo é alvo de gestão desde 2009, quando foram realizadas as primeiras ações com apoio de voluntários. Após um longo processo que envolveu diretamente a comunidade local, o projeto da Praça do Parque Nacional da Serra da Bocaina em Trindade está em fase final, com entrega prevista para abril de 2021. Na sequência, com o projeto executivo em mãos, começa a contratação das obras. A praça prevê diferentes espaços e usos, e foi concebida a partir da parceria estabelecida com a comunidade ao longo da elaboração do projeto.

O projeto da praça é um dos resultados do trabalho que vem sendo realizado junto às comunidades tradicionais que possuem interface com a unidade. Desde 2017 houve uma mudança de gestão que intensificou o diálogo com essas comunidades que vivem no Parque Nacional e seu entorno, possibilitando parcerias voltadas para o bem-estar das pessoas e a conservação ambiental.

Pedra da Macela 12 - Thiago Rabello - CopiaEntre as 10 unidades de conservação mais visitadas do Brasil, o Parque Nacional da Serra da Bocaina caminha para se tornar uma referência em conservação, aumentando sua efetividade e o reconhecimento. "Conservar para podermos usufruir com consciência. Essa é a nossa meta", conclui o chefe do NGI.

Talitha Pires
Analista ambiental do NGI ICMBio Paraty
Legendas das fotos:

Pedra da Macela e estruturas de apoio - Acervo - NGI ICMBio Paraty; Portaria do Parque em São José do Barreiro - Arquivo José Milton; Projeto do Portal de Mambucaba; Praias do Meio e Caixa D'Aço, Trindade - Thiago Rabello - NGI ICMBio Paraty; Visitantes na Pedra da Macela - Acervo - NGI ICMBio Paraty