Cachoeira dos mochileiros é reaberta para visitação no Parque Nacional da Serra da Bocaina

Cachoeira dos mochileiros6Em meio à floresta, a cachoeira dos Mochileiros foi reaberta para visitação no Parque Nacional da Serra da Bocaina após implementação de novo acesso. A cachoeira estava fechada desde 2011, quando a trilha foi interditada por causa de um deslizamento de terra ocorrido durante fortes chuvas. A proximidade da estrada atrai os visitantes, que agora podem voltar a desfrutar dos dois grandes poços formados neste ponto do Rio Mambucaba.

Como não foi possível recompor a trilha original que levava à cachoeira, a equipe do Núcleo de Gestão Integrada (NGI) ICMBio Paraty abriu um novo acesso. Foram necessários alguns dias de prospecção para escolher qual seria a melhor via, de modo que não houvesse retirada de vegetação nativa, mas que ficasse seguro e confortável para os visitantes.

Depois de três dias de trabalho pela mata, a cachoeira tornou-se acessível novamente e visitantes que caminhavam pela estrada já puderam admirar a beleza e tranquilidade desta queda d'água, que volta a integrar o Circuito das Cachoeiras do Parque Nacional da Serra da Bocaina.

"Reativar um atrativo natural como essa cachoeira nos dá grande satisfação. Mais um tesouro do Parque Nacional da Serra Cachoeira dos mochileiros5da Bocaina disponível para a apreciação da sociedade", comentou o chefe do NGI ICMBio Paraty, Anderson Nascimento.

A cachoeira dos Mochileiros fica à 3 km da entrada do Parque Nacional em São josé do Barreiro, seguindo pela via principal de acesso ao interior da unidade. Neste circuito de cachoeiras do Rio Mambucaba o visitante também acessa a Cachoeira Santo Izidro, Cachoeira das Posses e Cachoeira dos Veados.

Talitha Pires

Analista ambiental do NGI ICMBio Paraty

Fotos: Dalton Novaes/ NGI ICMBio Paraty