ICMBio realiza Operação de ordenamento da visitação nas praias do Meio e Caixa D'Aço em Trindade no feriado de Carnaval de 2022

op carnaval Trindade 2022- Edineia CorreiasDurante o feriado de Carnaval 2022, que vai de 26/2 a 2/3, a equipe do NGI ICMBio Paraty está nas praias do Meio e Caixa D'Aço promovendo o ordenamento da visitação pública no Parque Nacional da Serra da Bocaina. O objetivo é proporcionar para os moradores e visitantes uma experiência de qualidade nessa localidade tão visitada.

Nesse período, apenas nas praias do Parque Nacional em Trindade, a média de visitantes é em torno de 8 mil pessoas por dia. Para que as pessoas possam desfrutar das praias e de outros atrativos nas praias do Meio e Caixa D'Aço, servidores do ICMBio, voluntários, agentes da Prefeitura de Paraty, agentes da Unidade de Polícia Ambiental (UPAm) e colaboradores das associações de moradores de Trindade (Amot e Abat) se uniram para limpar a faixa de praia e impedir o comércio irregular, além de sinalizar e manejar as trilhas que levam à cachoeira e à piscina natural.

"A sinalização é fundamental para que o visitante saiba que está dentro do Parque Nacional, especialmente nessas praias, op carnaval Trindade 2022- Thiago Rabelloonde o fluxo de pessoas é enorme em poucos dias", comenta o coordenador de Visitação e Turismo Núcleo de Gestão Integrada ICMBio Paraty, Thiago Straus Rabello. Logo na chegada, os visitantes recebem informações básicas sobre o Parque Nacional da Serra da Bocaina e suas regras de uso. Além disso, os visitantes também são instruídos a manter as praias limpas e realizar a deposição correta do lixo.

"Queremos que o morador e o visitante tenham conforto e prazer ao visitar o Parque Nacional da Serra da Bocaina em Trindade, sem perder de vista que a conservação da biodiversidade é um dos objetivos desta área protegida", comenta o chefe do Núcleo de Gestão Integrada ICMBio Paraty, Anderson de Oliveira Nascimento. De acordo com o chefe, ações de ordenamento como essa são importantes para aproximar turistas e moradores da gestão da unidade. "Reconhecer a unidade de conservação como um bem de todos é o primeiro passo para que todos tenham uma boa experiência e possam sair daqui satisfeitos", conclui o chefe.

Talitha Pires

Analista ambiental do NGI ICMBio Paraty

Fotos: Edineia Correias e Thiago Rabello - NGI ICMBio Paraty