Operação de fiscalização fecha fábrica de blocos e marcenaria ilegal em Ubatumirim, Ubatuba/SP

op ubatumirim  6Durante a operação conjunta do ICMBio, Polícia Federal e Batalhão da Polícia Ambiental de São Paulo realizada em Ubatumirim, uma marcenaria e uma fábrica de blocos que funcionavam sem autorização foram multadas, embargadas e tiveram equipamentos e materiais apreendidos. Os autos de infração do ICMBio somam R$ 101 mil. A operação mobilizou quase 50 agentes públicos, e ocorreu nos dias 20 e 21 de maio, na zona de amortecimento do Parque Nacional da Serra da Bocaina, bairro de Ubatumirim no município de Ubatuba/SP.

Cerca de 1,6 m³ de madeira nativa sem documentação de comprovação de origem foram apreendidas na marcenaria e doadas. A Polícia Federal coletou amostras e encaminhou para perícia. O maquinário da marcenaria, avaliado em R$ 48 mil, foi apreendido e ficará sob a guarda do ICMBio até o final do julgamento do auto de infração.ubatumirim- op conjunta2022

Motivada por denúncias, a operação teve como objetivo verificar e conter a retirada de madeira ilegal do interior do Parque Nacional da Serra Bocaina. "As denúncias indicavam que a marcenaria estava usando documentação de madeira de doada pela Defesa Civil para esquentar madeira nativa retirada ilegalmente das áreas protegidas", comentou o coordenador da Área Temática de Proteção Ambiental do Núcleo de Gestão ICMBio Paraty, Eduardo Godoy. Nessa região, o Parque Nacional da Serra da Bocaina se sobrepõe ao Parque Estadual da Serra do Mar, unidade de conservação estadual.

Ubatumirim- 2022 - marcenariaNo segundo dia de operação os agentes encontraram vestígios de corte seletivo no interior do Parque Nacional, confirmando a retirada de madeira sem autorização. Numa localidade bem próxima, no mesmo bairro, o ICMBio já havia encontrado em 2011 uma situação semelhante. Na ocasião, uma marcenaria foi embargada e teve as atividades suspensas.

Ao lado da marcenaria, alvo da operação, funcionava irregularmente uma fábrica de operacao ubatumirim2022 4blocos de cimento. Todos os equipamentos foram apreendidos e permaneceram com o infrator, que deverá mantê-los sob guarda até o fim do julgamento do auto de infração.

Talitha Pires

Analista ambiental do NGI ICMBio Paraty
Fotos: Eduardo Godoy - NGI ICMBio Paraty