Edificações irregulares são demolidas

Texto de Mara Pais

A fiscalização do Parque Nacional da Serra da Bocaina (PNSB) começou o ano de 2012 com ótimos resultados. Só neste mês de janeiro foram efetuadas duas demolições de edificações irregulares em Paraty: uma no bairro Serraria e outra no Sertão do Taquary.

No bairro Serraria, tratava-se de uma casa construída em desacordo com o regulamento do Parque. A demolição foi realizada pelo próprio infrator após ordem judicial, a qual determinou também a elaboração e execução de um plano de recuperação de área degradada (PRAD).

Já no Sertão do Taquary, a fiscalização focou num rancho situado nas proximidades da cachoeira da Melancia, um importante atrativo turístico de Paraty. A demolição foi determinada por decisão administrativa e realizada pelos próprios fiscais do Parque. Segundo o Coordenador de Proteção do Parque, José Hélio Marcelo, "a demolição ocorreu porque o rancho estava servindo de apoio para o cometimento de infrações (desmatamento, extração de madeira e caça)". No local foram apreendidos dois machados, duas foices, dezesseis cartuchos de espingarda, mais de um quilo de chumbo, trinta gramas de pólvora e duas redes de bate, usadas para captura de aves.

Novas demolições devem ocorrer ainda este ano, a maioria por determinação da Justiça Federal.