Quiosques irregulares são demolidos em Trindade

Textro extraído do Portal do ICMBio

Uma decisão judicial subsidiada tecnicamente pela administração do Parque Nacional da Serra da Bocaina ordenou a demolição de dois bares instalados irregularmente na Praia do Meio, em Trindade, Paraty (RJ), em área da UC. A ação foi executada pelos fiscais do ICMBio, em conjunto com agentes da Polícia Federal, da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro e do Instituto Estadual do Meio Ambiente - Inea.

De acordo com Francisco Livino, chefe do Parna, foram recebidas queixas de que alguns donos de estabelecimentos nas praias estavam cobrando pelo direito de as pessoas sentarem às mesas. A ação de demolição dos bares promovida pelo poder público é o segundo avanço da lei na área. Anteriormente, três estabelecimentos já haviam sido retirados pelos próprios responsáveis, também por decisão judicial.

Trindade vem sofrendo atualmente com o aumento desenfreado do turismo, que foi intensificado a partir do ano de 2006 com a pavimentação dos acessos à região e a eletrificação da vila. Além de problemas como excesso de lixo, engarrafamentos e falta de estacionamento, as praias tiveram suas areias invadidas por bares irregulares.

Nos últimos quatro anos, o ICMBio dedica atenção especial à consolidação do parque. A administração da unidade intensifica a ação dos fiscais durante os feriados nas praias de Trindade, visando ordenar o turismo na região e proporcionar ao visitante uma experiência adequada para quem busca contato com a natureza. A equipe da UC busca, ainda, a integração com a comunidade local, promovendo a capacitação dos moradores para melhor prestação de serviços turísticos, visando melhorar a renda e a própria qualidade de vida no local. Uma das principais ações do ICMBio, amplamente discutida com a comunidade, é a que procura restabelecer às praias do Meio e do Cachadaço à condição de áreas protegidas de domínio público.

Para os gestores públicos essas demolições representam mais um passo definitivo no resgate do Parque Nacional da Serra da Bocaina, visando à conservação ambiental e à oferta de turismo sustentável e de qualidade.

O Parque Nacional da Serra da Bocaina é o segundo maior do país na Mata Atlântica, abrigando importantes atrativos turísticos que vão desde as geadas nos mais de dois mil metros de altitude das serras paulistas até as praias cercadas de florestas na orla de Paraty, com caminhos coloniais ligando esses extremos.