I Encontro de Pesquisa do Parque Nacional da Serra da Bocaina em Paraty

Texto de Mara Pais 

DSC01024rNos dias 20 e 21 do mês passado a Casa da Cultura de Paraty sediou o I Encontro de Pesquisa do Parque Nacional da Serra da Bocaina (PNSB).

O evento teve como objetivo aproximar a comunidade científica da gestão do PNSB, potencializando a cooperação na geração de conhecimento em prol da conservação e da Ciência.

Mais de 50 pessoas estiveram presentes, entre pesquisadores, estudantes, membros da comunidade e gestores de unidades de conservação do Mosaico Bocaina.

A programação contou com 12 palestras, a maioria com enfoque biológico, abordando o histórico de pesquisa e conhecimento existente sobre o tema no PNSB e entorno, bem como lacunas do conhecimento e novas possibilidades de pesquisa. De modo geral, as palestras apontaram para uma alta riqueza e grande grau de endemismo na região do Parque, principalmente em termos de fauna, com várias espécies novas sendo descritas e outras redescobertas.  Também se discutiu a importância do Parque para estudos sobre evolução, uma vez que o mesmo está inserido numa região de importantes barreiras geográficas que teriam propiciado a diferenciação de espécies.

Na palestra sobre a pesquisa científica e a gestão do conhecimento no PNSB, foi apresentado o cenário atual dos projetos de pesquisa na unidade, bem como os resultados de uma consulta por questionário feita à comunidade científica, com indicativos dos principais itens a serem melhorados para incentivar a realização de mais projetos de pesquisa na unidade.

Ao final do evento foram discutidas as pesquisas prioritárias para o PNSB, momento em que os pesquisadores foram convidados a refletir sobre como suas linhas de pesquisa poderiam contemplar as necessidades do Parque.

Na avaliação dos participantes, obtida através da aplicação de questionário, o evento atingiu as expectativas (94%) e foi considerado como excelente ou bom em todos os quesitos avaliados: relevância/interesse das apresentações e temas discutidos; carga horária / duração do evento; e organização.

DSC01180r

Participantes reunidos ao final do Encontro (Foto de Thiago Rabello)