Não é necessário ingresso para acessar o parque
 
destaque parnaserradabocaina2

Orientações

Serra

Na região serrana do Parque Nacional da Serra da Bocaina, o único acesso permitido para o interior do parque é pela portaria em São José do Barreiro, SP. Veja Como Chegar.

O horário de funcionamento da portaria é das 6 às 18 horas, mas a entrada é permitida somente até as 16 horas (até as 17 horas durante o horário de verão). Após esse horário, o acesso fica aberto apenas para o escoamento dos visitantes.

Recomenda-se que os visitantes que farão a travessia da serra até o litoral (Caminho de Mambucaba – Trilha do Ouro) passem pela portaria até as 15 horas para que seja garantida a chegada no primeiro ponto de apoio ainda com luz do dia.

Os veículos devem ser estacionados na portaria, e o passeio no parque pode ser feito a pé ou de bicicleta.

É permitido o acesso de bicicletas apenas para trânsito na estrada principal. Em função do tipo de pavimento, recomenda-se que a bicicleta e o ciclista estejam equipados com todos os acessórios de segurança (capacete, joelheiras e cotoveleiras, etc.)

É permitida a entrada em veículos apenas para os que se dirigem às casas de moradores ou às pousadas localizadas no interior do Parque, mediante autorização prévia, a qual deve ser providenciada junto à direção do Parque pelo próprio morador ou representante da pousada.

Também é necessária autorização prévia para se pernoitar no interior do parque. Essa regra aplica-se inclusive à travessia do Caminho de Mambucaba.

Recomenda-se aos que farão trilha que:

  • Estejam bem preparados fisicamente para o esforço de caminhada;
  • Vistam roupas leves e confortáveis, calçado apropriado para trekking e boné. Além disso, um cajado para caminhada costuma ser útil.
  • Carreguem mochila com itens essenciais: água potável, lanche; casaco (à noite a temperatura costuma cair bastante na serra), capa de chuva, protetor solar e repelente para insetos.

Não é obrigatório o acompanhamento de um guia para percorrer as trilhas, porém recomendado, pois há trechos em que as trilhas não são bem demarcadas.

Menores de idade, caso não estejam acompanhados pelos pais, deverão estar acompanhados de um responsável, que deverá apresentar uma autorização por escrito dos pais no ato do pedido de autorização.

Saiba mais: Autorizações para visitação na parte alta (serra)

Para maiores informações, entre em contato com a Sede Avançada do Núcleo de Gestão Integrada ICMBio Paraty em São José do Barreiro/SP sobre as autorizações de visitação do PARNA Serra da Bocaina: (21) 97894-5687  ou pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..">O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..

 

Litoral

Não é cobrada taxa de entrada e nem exigida autorização para a visita aos atrativos abertos ao público na região de Trindade.

Também não há controle de horário para entrada e saída de visitantes.

Porém, algumas regras de conduta devem ser seguidas pelos turistas, conforme abaixo.

A atividade de camping não é permitida no interior do Parque Nacional da Serra da Bocaina, com exceção das áreas pertencentes às famílias ocupantes do Parque Nacional anteriormente ao seu Decreto de criação:

  •  "Casa Torta", da família da Sra. Maria Guadalupe, localizado na Praia da Caixa d'Aço;
  •  "Camping das Bromélias", localizado na Praia da Caixa d'Aço.

Não é permitido a entrada e o estacionamento no interior do Parque Nacional da Serra da Bocaina, com exceção de veículos oficiais e à serviço da Unidade de Conservação;

Não é permitida a entrada de produtos de gêneros alimentícios e bebidas com embalagens descartáveis na Piscina Natural, nas embarcações que fazem o transporte para a mesma e na trilha da Cachoeira Pontal;

Não é permitida a entrada de isopores, bolsas térmicas e recipientes térmicos na praia Piscina Natural, nas embarcações que fazem o transporte para a mesma e na trilha da Cachoeira Pontal;

 A emissão de som (música) no interior e no entorno imediato do PNSB é permitida somente em volume baixo (som ambiente);

 A utilização de aparelhos sonoros não é permitida em qualquer local dentro dos limites do Parque Nacional da Serra da Bocaina após as 20 horas.

Acesse o Guia de Conduta Consciente em Ambientes Naturais