Não é necessário ingresso para acessar o parque
 
destaque parnaserradabocaina2

O Que Fazer

O Parque Nacional da Serra da Bocaina (PNSB) é chamado por alguns como “o paraíso do trekking no Brasil”, em alusão às inúmeras possibilidades de caminhada por suas trilhas, em especial o Caminho de Mambucaba ou Trilha do Ouro. Existem desde circuitos curtos, que podem ser percorridos em 2 horas (Cachoeira Santo Isidro) até circuitos de 3 dias ou mais de caminhada, como o Caminho de Mambucaba.

As estradas do parque também vêm recebendo cada vez mais adeptos do mountain bike, que chegam em pequenos grupos de amigos ou em grupos maiores durante eventos conduzidos por agências especializadas.

Oportunidade para banhos em rios e cachoeiras é o que não falta. O parque é cortado de norte a sul pelo rio Mambucaba, que desce a serra formando corredeiras e cachoeiras de grande beleza. O rio Mambucaba, em seu último trecho, já no litoral, é bastante conhecido entre os adeptos do rafting. Outros rios que cruzam o parque em menor extensão também possuem seus atrativos: o rio Bracuí, em Angra dos Reis, e o córrego Melancia, em Paraty, são bons exemplos.

Em virtude da grande diversidade e abundância de aves, recentemente tem aumentado a frequência de adeptos da observação de aves ou birdwatching.

As praias e a piscina natural em Trindade, por sua vez, oferecem ótimas condições para banhos de mar e esportes associados, inclusive prática de surf na praia da Caixa d'Aço.

Para quem deseja apenas um lugar para descanso e contemplação, o parque pode ser o lugar ideal para isolamento e apreciação de belas paisagens.

Para os adeptos do turismo histórico e cultural, as trilhas e caminhos do ouro que cortam o parque ainda guardam em alguns trechos o calçamento original, dos tempos do Brasil Colônia ou Império. A região serrana ainda conserva traços da cultura caipira e tropeira e, no litoral, ainda há comunidades consideradas caiçaras e quilombolas.

Mountain bike em estrada do interior do Parque - foto: Mara Pais Trekking no Caminho de Mambucaba - foto: Lucas Leite Vista para a Cachoeira do Veado - foto: Lucas Leite