Não é necessário ingresso para acessar o parque
 
destaque parnaserradabocaina2

Como chegar à portaria do PNSB em São José do Barreiro

 Acesso entre a cidade de São José do Barreiro e a portaria do Parque.Portaria do Parque em São José do Barreiro. Foto: Luiz Rodrigues.

O acesso à região serrana do PNSB é permitido exclusivamente pela portaria do PNSB em São José do Barreiro. É por ali que se inicia a travessia do Caminho de Mambucaba (Trilha do Ouro) e também se chega à cachoeira Santo Isidro e à cachoeira das Posses.

O percurso entre a cidade de São José do Barreiro e a portaria do PNSB é feito pela Rodovia Estadual Francisca Mendes Ribeiro (SP 221), conhecida localmente como estrada da Bocaina ou estrada do Parque. Leva-se cerca de 1 hora para percorrer os 27 km de aclive com trechos de terra e outros de asfalto. A estrada passou por melhorias, de modo que atualmente é possível fazer todo o trajeto em veículo de passeio.

Não há linha de ônibus para a portaria do PNSB. Não dispondo de veículo, é possível contratar, na cidade de São José do Barreiro, transporte até a entrada do Parque. Outra opção é negociar transporte junto aos guias e agências de turismo da cidade, bem como pousadas situadas nas proximidades ou no interior do Parque.

Para informações sobre os prestadores de serviço ao turista no Parque e entorno, acesse o Guia do Visitante - serviços.