Quem somos

O parque abriga diversos tipos de vegetação, em grandes extensões de mata contínua, como Floresta Ombrófila Densa (Submontana, Montana e Alto Montana), Floresta Ombrófila Mista Alto Montana e Campos de Altitude, sob diversos domínios geomorfológicos. Destacam-se a alta diversidade e complexidade natural da área, resultantes das inúmeras combinações entre tipos de relevo, altitudes, características topográficas, redes de drenagem, substrato rochoso, solos e cobertura vegetal natural. É um território com endemismos, refúgios ecológicos e espécies ameaçadas de extinção.

Vista da Serra da Bocaina a partir do Vale do Paraíba - foto: Daniel Toffoli

Além disso, grande parte das nascentes que fornecem ou podem fornecer água potável à população estão no interior do PNSB, tornando de vital importância a proteção de sua área. Destacam-se os rios Mambucaba, Bracuí, Barra Grande, Perequê-Açu, Iririe  Paraitinga, considerado o principal afluente do rio Paraíba do Sul. Esta rede hidrográfica atende diretamente municípios como Angra dos Reis, Paraty, Ubatuba, Cunha, Areias, São José do Barreiro e Bananal.

Detentor de um inigualável patrimônio histórico-cultural, como o Caminho do Ouro, que era usado no período colonial para o transporte do ouro que vinha de Minas Gerais e se dirigia ao porto de Paraty com destino a Portugal. Neste período também foi criada uma rota alternativa, que mais uma vez atravessa o PARNA da Serra da Bocaina, permitindo o acesso ao porto de Mambucaba. Os marcos históricos desses trajetos permanecem no interior do Parque, que tem estabelecido parcerias com o IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) no intuito de gerar balizamento técnico para a preservação do patrimônio histórico e cultural do PARNA da Serra da Bocaina.

 

Assista aos vídeos sobre o Parque Nacional da Serra da Bocaina:

 

Por possuir imenso potencial a ser explorado, como cachoeiras, trilhas para caminhadas e mirantes, o PNSB faz parte de um grupo de Parques Nacionais objeto de um programa de fomento à visitação pública. Neste programa serão contemplados principalmente aspectos de infra-estrutura, viabilidade de visitação da UC e uso público.

É também a unidade central do Mosaico Bocaina, programa da Reserva da Biosfera, previsto em lei pelo SNUC (Sistema Nacional de Unidades de Conservação - Lei 9.985/00), que visa a implementação da política de conservação das nove UCs na região, dentre municipais, estaduais e federais. Este programa é responsável por estabelecer parâmetros e prioridades de conservação para a região, que é considerada um HOTSPOT pela avaliação da Conservação Internacional (CI).

Como subsídio para se promover a regularização fundiária do PARNA da Serra da Bocaina, está em andamento um estudo cartográfico visando aprimorar a interpretação dos limites do PNSB definidos no seu último decreto. Também tem sido feito um esforço de se obter a titularidade de terras públicas existentes no interior da unidade.