Localização

O Parque Nacional da Serra da Bocaina (PNSB) localiza-se entre as coordenadas 22°40' e 23°20'S e 44° 24'e 44°54'W, na divisa entre os Estados do Rio de Janeiro e São Paulo.

Abrange áreas de 4 municípios paulistas (Ubatuba, Cunha, São José do Barreiro e Areias) e dois fluminenses (Angra dos Reis e Paraty), num total de aproximadamente 104 mil hectares.

Além desses 6 municípios, outros três são abrangidos por sua zona de amortecimento: Bananal, Arapeí e Silveiras, todos no estado de São Paulo.

Veja IMAGEM DA LOCALIZAÇÃO DO PNSB

Baixe aqui os limites do PNSB em formato KML (abre no Google Earth). Este é um material ilustrativo, que utilizou as melhores bases públicas existentes em 2017 para ser confeccionado, mas cuja a precisão deve ser avaliada caso a caso sob orientação do Decreto Federal Nº 70.694, DE 8 DE JUNHO DE 1972.


Sede e Sub-sede

A sede principal do PNSB está localizada em São José do Barreiro (SP), onde estão vários atrativos do Parque, como o início do Caminho de Mambucaba (mais conhecido como Trilha do Ouro), a cachoeira Santo Isidro e a Cachoeira do Veado.

Além da sede principal, o PNSB tem também uma sub-sede em Paraty, onde divide as mesmas instalações com a APA Cairuçu.

Os endereços da sede e da sub-sede estão no rodapé desta página.

Veja COMO CHEGAR A SÃO JOSÉ DO BARREIRO

COMO CHEGAR A PARATY