Seminários de pesquisa e proteção no PARNASO

 Como parte das atividades comemorativas do seu 73º aniversário, comemorado no dia 30 de novembro, o Parque Nacional da Serra dos Órgãos promoveu uma série de seminários para discutir atividades de pesquisa e proteção na região.

Entre os dias 28 e 30 de novembro, o parque promoveu seu 10º encontro de pesquisadores. Este evento teve como objetivos promover a integração entre os diversos grupos de pesquisa que atuam na UC, os gestores e a Academia, além de avaliar os avanços no conhecimento decorrentes de dez encontros. No primeiro dia, foram apresentadas sínteses de conhecimento sobre diversas áreas do conhecimento, como os campos de altitude, aves e as comunidades humanas do entorno. Além disso, na sessão de pôsteres, os pesquisadores apresentaram os resultados de suas pesquisas.

No segundo dia, foram debatidas algumas das ameaças à biodiversidade, como o crescimento populacional nos municípios do entorno e a poluição atmosférica produzida pelas indústrias da zona metropolitana do Rio de Janeiro e depositada no parque. No terceiro dia, a coordenadora de Apoio a Pesquisa (COAPE/DIBIO), Kátia Torres, apresentou a metodologia de planejamento por padrões abertos e conduziu uma oficina que deu início ao processo de planejamento. Segundo Kátia, que vem aplicando este método na COAPE, “uma das principais vantagens deste método é explicitar e registrar das razões por trás das decisões que são tomadas, e permitir a avaliação futura do resultado de cada decisão”.

1 

Sessão de painéis do 10º encontro de Pesquisadores do PARNASO. Foto: Victor Hugo

Nos dias 01 e 02 de dezembro, foi realizado no Parque o I Encontro de Mastozoólogos do Estado do Rio de Janeiro – MastoSerra, que reuniu 130 cientistas que pesquisam mamíferos nas instituições do estado. Neste evento, o PARNASO apresentou o estado da arte do conhecimento sobre mamíferos na UC com base nas informações disponibilizadas nos relatórios de pesquisa. Além disso, o grupo debateu formas de auxiliar o parque na definição de alvos de conservação e indicadores relacionados a mamíferos. Outros assuntos discutidos foram a integração entre os diferentes grupos de pesquisa e a revisão da lista estadual de mamíferos ameaçados de extinção.

2

Participantes do I MastoSerra – Encontro dos Mastozoólogos do Rio de Janeiro. Foto: Diogo Loreto

A coordenadora de manejo da biodiversidade do Parque Nacional da Serra dos Órgãos, Cecilia Cronemberger, avalia que os dois eventos científicos foram um sucesso. “No encontro de pesquisadores do parque, conseguimos fazer a conexão entre diferentes linhas de pesquisa estimulando a análise conjunta de resultados para produzir informações aplicáveis no manejo do parque, como por exemplo em relação a identificação de poluentes detectados no parque, suas prováveis fontes e ameaças futuras, bem como os efeitos sobre a vegetação. No segundo evento, ficou clara a importância do parque para a pesquisa com mamíferos no estado do Rio de Janeiro”.

O I Encontro de Proteção do Mosaico da Mata Atlântica Central Fluminense contou com a participação de representantes de muitas das 35 unidades de conservação que o compõem, além de membros da sociedade civil, prefeituras municipais, IBAMA, CR-08 e Ministério Público Federal. Durante dois dias, foram debatidas questões como o conflito de competências da fiscalização ambiental entre as esferas federal, estadual e municipal, aspectos legais sobre o uso e ocupação do solo e zonas de amortecimento em UC federais e estaduais.  O produto final do encontro foi a elaboração de um plano de fiscalização integrada do Mosaico para 2013. A coordenadora de proteção do PARNASO, Ana Elisa Bacellar Schittini, avalia que ”além de promover a interação entre os órgãos que trabalham com fiscalização ambiental no território do mosaico, o encontro foi muito útil para o esclarecimento de dúvidas a respeito da legislação que trata do tema, a definição do foco que cada esfera deve ter na fiscalização ambiental e o planejamento de operações para 2013. A ideia é, a partir de agora, realizar um encontro a cada ano”.  

3

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Mesa redonda sobre fiscalização ambiental nas esferas federal, estadual e municipal. Foto: Bruno Nepomuceno.