Meio Ambiente com arte na Serra dos Órgãos

Durante as comemorações da semana do meio ambiente o Parque Nacional da Serra dos Órgãos esteve presente nos eventos promovidos pelas secretarias municipais de Teresópolis e Guapimirim/RJ. As comemorações foram marcadas pela maciça presença dos alunos das escolas das redes Estadual e Municipal de ensino, além de visitantes em geral dos municípios participantes.

A programação foi recheada de atrativos como apresentações de peças teatrais, danças e declamações pelas escolas, distribuição de mudas e sementes de árvores nativas da mata atlântica e Fórum da agenda 21 de Teresópolis. Várias entidades se fizeram presentes nos eventos com estandes educativos e interativos, entre elas o corpo de bombeiros, grupo AMA Petrópolis, Padrão Águias, brigada de incêndio do PARNASO, Projeto Fauna Viva – CRT, Cedae, SESC Teresópolis além do aclamado teatro de fantoches do PARNASO “A trupe do Parque”, com a temática – Água.

DSC03769

A Arte também foi um dos pontos fortes no dia mundial do meio ambiente.  No dia 05 de junho, no Centro de Visitantes do PARNASO, foi lançada a exposição da talentosa artista plástica Fabiane Kaled, com o tema: A Fauna e a Flora do Brasil. Dentre os destaques da exposição temos o quadro retratando a Capela Nossa Senhora da Conceição do Soberbo, que fica na Sede Guapimirim da unidade e este ano completa 300 anos de sua construção.  A artista tem seu atelier no entorno do Parque, no município de Guapimirim fonte de sua inspiração e possui um estilo próprio e marcante, com cores e formas plásticas bem tropicais e técnica acrílica sobre madeira.

A abertura da mostra foi feita pelo chefe do PARNASO, Leandro Goulart, que enalteceu o evento alusivo ao Dia Mundial do Meio ambiente, agradecendo a presença de todos e como acontece em todas as exposições realizadas no PARNASO a artista doou uma de suas obras para o acervo da Unidade de Conservação.